x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 5.211

Transferência do CNPJ para o CPF (CEI - CAEPF)

JOSE CARLOS DE FREITAS

Jose Carlos de Freitas

Bronze DIVISÃO 2, Escriturário(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 19 junho 2020 | 14:06

Recebemos um produtor rural pessoa física inscrito no CNP que tem 02 funcionários, quando cadastro inicial desse produtor, a Receita instruiu a recolher a GPS e FGTS tudo pelo CNPJ, o correto seria através do CPF CEI.
O problema surgiu agora, se cadastrar na CEI, tem como transferir os recolhimentos GPS e FGTS para o  CPF CEI?

Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 24 julho 2020 | 08:22

Ola amigos. Estou com o mesmo problema. Alguém conseguiu uma solução de como transferir o empregado que foi registrado no CNPJ ser produtor rural e agora precisa alterar para CEI devido o ESOCIAL não admitir informação no CNPJ do produtor rural por sua natureza jurídica ser pessoa física?

Ingrid Pereira

Ingrid Pereira

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 3 anos Quinta-Feira | 24 junho 2021 | 11:24

Bom dia, Pessoal

Estou com a mesma situação.

Tenho um PR PF que registrou seus funcionários no CNPJ e surgiram algumas inconsistências ao enviar as informações para o eSocial. Fizemos o CAEPF desse produtor, mas agora fica a duvida de como alterar ou se podemos transferir esses funcionários. 

Alguém conseguiu ou sabe orientar nesse sentido?

Desde já agradeço.

Ingrid Pereira - Athos Contabilidade & Consultoria

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro"
Mariana Vieira

Mariana Vieira

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Terça-Feira | 29 junho 2021 | 10:28

Alguém com alguma solução para essa questão?
Eu pedi auxilio para o atendimento do esocial me retornaram com a seguinte informação:

Boa Tarde   
Prezado(a)
Seguem as orientações:
1) Proceder a inscrição no CAEPF
2) Solicitar o ajuste das guias de recolhimento, alterando do CNPJ para a matrícula CEI (solicitação junto ao CAC de sua jurisdição);
3) Somente após efetuado o ajuste das guias, excluir as GFIP do CNPJ, conforme orientação do Manual da GFIP;
4) Reenviar as GFIP com a identificação da matrícula CEI.

Atenciosamente,
Equipe eSocial
Central de Atendimento do eSocial - 0800 730 0888

Porém eu fiz o processo digital, mas foi indeferido dizendo que não há erros a serem retificados. E eu enviei toda a documentação solicitada. Não sei mais o que fazer...

Ingrid Pereira

Ingrid Pereira

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 17:15

Boa tarde, pessoal

Consegui entrar em  contato com o ministério da economia e existe uma orientação normativa para consórcios PR que serve para casos como o meu, que quero transferir do CNPJ para o CAEPF, pois no fim das contas, ele é produtor pessoa física. 

Nota Orientativa

Espero ter ajudado!

Ingrid Pereira - Athos Contabilidade & Consultoria

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.