x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 330

Registro de empregado

Luana Katleen Patricio de Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 24 julho 2020 | 15:30

O escritório de contabilidade que atua para a empresa do meu pai está se recusando a fazer um registro de empregado, que seria meu irmão, que tem 17 anos. Primeiro, alegaram que ele precisaria do título de eleitor. O alistamento eleitoral está encerrado e disponibilizam a certidão circunstanciada para este fim. Porém não aceitaram a certidão circunstanciada eleitoral com a desculpa de que precisaria do número do título para cadastrar o PIS. Pois bem, eu mesma fiz o cadastro dele para gerar o NIT, que é o mesmo número do PIS, se esse era o problema. Enviei o número para ela e está foi a resposta: "Boa tarde Luana, NIT é o número de inscrição do trabalhador que é usado para recolhimento do INSS dos profissionais autônomos, sem vínculo empregatício, pela inscrição do NIT não é possível fazer recolhimento do FGTS, pois quando o sistema busca o PIS para creditar o FGTS dá a informação de PIS inválido."Queria, então, saber o que posso fazer com relação a isso, pois o outro sócio da empresa, que também é um familiar, pode estar influenciando nisto. Alguém pode me explicar como funciona esse procedimento? Obrigada, desde já.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 24 julho 2020 | 16:29

O PIS é cadastrado no sistema da Caixa, por vezes é o mesmo numero do NIT mesmo, mas as vezes nao é, mas o PIS pode sim ser cadastrado nesse sistema sem o titulo de eleitor, ele nao é um documento obrigatório.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.