x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.598

Seguro Desemprego para empresa do CEI (CAEPF)

Ana Barros

Ana Barros

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 25 agosto 2020 | 09:51

Estou tento problemas para uma funcionária dar entrada no seguro desemprego, pois está acusando no sistema do CAT dois cadastro dela, um pelo CPF e outro pelo CEI e cada um tem uma parte da informação do histórico dela na empresa. Não sei por onde consigo corrigir ou ajustar as informações para que eles compreendam que é tudo pelo CEI (CAEPF), alguém consegue por favor me ajudar???

Fabio Freire

Fabio Freire

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 23 junho 2022 | 13:59

Boa Tarde!
Prezado(a): Atualmente o CNIS está apresentando dois vínculos quando se trata de empregador pessoa física, dessa forma, no CNIS e na CTPS Digital aparecem os vínculos trabalhistas em aberto no CPF e no CEI do empregador. 

Ressaltamos que o setor técnico responsável já está ciente dessa duplicidade de informações e está trabalhando para correção. Informamos ainda que, quando for necessário concessão de algum benefício previdenciário, o INSS faz a unificação dos dois vínculos.

A partir de outubro de 2021, quando a GFIP previdenciária foi substituída para o empregador pessoa física, se um empregado nessa situação é desligado o vínculo originário da GFIP fica aberto. 

O INSS e a Dataprev irão desenvolver uma solução para unificar os dois vínculos no CNIS e, consequente na CTPS Digital.  Até que seja efetuada essa solução sistêmica, o vínculo ficará duplicado, não há nenhuma forma de o empregador corrigir essa situação.Atenciosamente,

Equipe eSocial
Central de Atendimento do eSocial - 0800 730 0888

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.