x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.792

Recolhimento do INSS e FGTS em guias separadas por funcionário.

Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 8 setembro 2020 | 10:35

Olá, caros contadores e profissionais da área.

Estou com uma cliente me solicitando guias separadas tanto do INSS quanto do FGTS, uma guia para cada um dos 3 funcionários que ela tem registrado. Gostaria de saber se existe essa possibilidade. Acredito que há como fazer com a GRF mudando os funcionários de modalidade, mas existiria essa possibilidade para a GPS? Eu teria que fazer mais de uma declaração? Uma declaração retificaria a anterior? Existe essa possibilidade dentro da lei? A empresa ou os funcionários podem ter complicações no futuro?

Desde já agradeço o esforço de todos.

JEAN CARLOS OTTO

Jean Carlos Otto

Prata DIVISÃO 2, Gerente Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 8 setembro 2020 | 10:47

Bom dia Rodrigo,
Quanto ao FGTS, terás que gerar 3 GFIP's, informando o empregado na modalidade "branco" para o que desejas emitir a guia, e os demais na modalidade "9".
Sobre a GPS, bastar calcular manualmente a guia.
Sinceramente, não é o tipo de serviço que deve ser feito, e se for, deve ser cobrado por isso.

Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2020 | 11:06

Bom dia, amigo.
Obrigado pela resposta, foi bem esclarecedora. Concordo com você, é um serviço que deve ser cobrado e assim será. Mas ainda restou uma dúvida. Este cálculo manual da GPS seria através do SAL? Se eu dividir o valor do INSS dos funcionários em 3 guias e a cliente pagar estas 3 não irão constar débitos com o INSS e os funcionários vão estar contribuindo?

Desde já agradeço.

JUDITE DE OLIVEIRA PAVAN

Judite de Oliveira Pavan

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 3 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2020 | 16:29

Boa tarde Rodrigo!
Não sei se vc já resolveu seu caso, mas na minha opinião você não pode fazer o recolhimento dessa maneira, porque a SEFIP vai sempre sobrepor, vai ficar valendo a ultima que você enviar. Empresa não pode recolher separado de cada funcionário, é uma guia de GFIP e uma de GPS para cada competência. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.