x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 82

Dispensa sem junsta causa, sefip/ FGTS

LORENA AQUINO SLVEIRA

Lorena Aquino Slveira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2021 | 10:42

Bom dia pessoal, estou com uma dúvida, trabalho em contabilidade faz três anos e hoje tive um impasse com meu empregador, ele me disse que não pode rescisão com aviso prévio indenizado hoje porque altera o valor da sefip/Fgts competência janeiro/2021, porém eu disse que não altera por se tratar de uma nova competência, recebi foi um "eu que sou o contador e  altera e não vamos gerar por já está tudo pronto", informei ao cliente mas ainda estou com dúvida, pois não concordo, pois se estamos em fevereiro os valores serão recolhido na multa e não altera o imposto que tem que ser pago sexta feira, que é referente a janeiro. alguém me ajuda a esclarecer.

Marcela

Marcela

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 3 anos Sábado | 6 fevereiro 2021 | 01:29

Pode sim. Pode demitir qualquer dia. Talvez ele queria ter menos trabalho, vou te explicar:
o FGTS do mês de janeiro vence hoje dia 05/02. sendo assim, vc demitindo o funcionário dia 03 (data da sua postagem), provavelmente o fgts de janeiro já estava pronto, ok?
Pois para gerar a multa dos 40% vc precisa do extrato do fgts atualizado, inclusive com o deposito do fgts do mes de janeiro, que vence dia 05/02.
Então, para você fazer uma grrf quando há demissao no inicio do mes ( quando ainda nao se pagou o fgts do mes anterior), tem 2 opções: 
esperar o deposito do fgts do mes de janeiro ficar disponivel no extrato. coisa que vai acontecer ate uns 5 dias apos o pagamento da guia, lá pelo dia 12/02. o que poderia gerar atraso no pagamento da GRRF, pois tem que ser paga ate dia 12/02 tbm. considerando a data de demissao em 03/02.

ouuu, ele faz a a grrf, informando que o deposito do fgts do mes anterior, será pago na guia de grrf, e dai, ta tudo certo.
neste caso, ele vai precisar apenas refazer a sefip do mes de janeiro, sem esse valor do funcionário em questão, para nao pagar em duplicidade.

é isso.

ele pode ser demitido em qualquer dia do mês. 

Pode mostrar essa minha mensagem para ele, Não tem o que mais ele dizer. Ele está errado. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.