x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 1.550

Dicas de Recursos Humanos

Thiago Menezes Maciel

Thiago Menezes Maciel

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 14 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 09:52

Bom dia a todos,

Uma amiga minha trabalha numa empresa que tem cerca de 60 funcionários e ela faz o Departamento Pessoal sozinha. o Chefe dela quer transformar esse DP em um RH e eu estou ajudnado ela.
Gostaríamos de idéias do que podemos fazer (apenas 2 pessoas) para que esta idéia dê certo.

Lorena de fatima rodrigues conte

Lorena de Fatima Rodrigues Conte

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 14 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 10:26

Bom dia.
Na verdade o DP e RH podem caminhar juntos, mas ela não vai exatamente TRANSFORMAR o DP em RH.
Onde trabalho, somos duas pessoas. e cuidamos de RH e DP.
A empresa é pequena tem em cerca 70 funcionários.
O nosso metodo de trabalho é bem simples.
São delegadas tarefas
Uma pessoa cuida da parte de DP folha e etc.
E a outra pessoa é responsavel por RH
mas seria bom que uma de vocês tivesse um curso ou graduação na area pra entender melhor.
Lidar com RH é bem complexo, são vários projetos a desenvolver.
Mas pra Inicio vocês precisam criar metodos de Recrutamento e seleção.
Ter algo padronizado para esse processo.
Depois precisam desenvolver um plano de cargos e salarios
Temos também a parte de beneficios, avaliação de desempenho
E muitas outras ferramentas.

Um abraço

Thiago Menezes Maciel

Thiago Menezes Maciel

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 14 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 10:33

Lorena,

Nós dois somos formados em Gestão de Recursos Humanos, o nosso problema é a falta de pessoal, já que eu não sou funcionário desta empresa, estou apenas ajudando, lá só existe uma funcionária que cuida apenas do DP e o chefe quer que ela faça tudo referente ao RH, por isso eu disse "transformar o DP em RH", eu estou dando uma ajuda pra ela, ajudando a projetar, mas é claro que, pra uma pessoa só é muita coisa, por isso estou pedindo ajuda de idéias para ajudar no trabalho.

Thiago Menezes Maciel

Thiago Menezes Maciel

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 14 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 11:26

Estamos trabalhando justamente no projeto que ela vai apresentar ao chefe, mas aí está o problema, se ela apresentar um projeto complexo ele pode até gostar, mas ela não vai dar conta de realizar depois, por isso estamos procurando idéias que sejam práticas e eficientes.

Stéfanye Mendonça

Stéfanye Mendonça

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 14:32

Pessoal boa Tarde.
Gostaria de saber se alguém tem algum artigo, ou se existe alguma base legal sobre esse assunto abordado, pergunto isso, pois tem uma empresa que admitiu uma funcionária para trabalhar no departamento pessoal sozinha, lá ela faz desde o anúncio da vaga disponível até o desligamento do pessoal, isso inclui as atividades pertinentes ao contador, pois o DP é interno, só são passadas as informações contabeis para fins de balanço.
Nós que trabalhamos nessa área, sabemos que é muita coisa para uma só pessoa.

Stéfanye Mendonça - Contadora - Perita Contábil
GRUPO ITACONT
Contabilidade, Perícia e Gestão empresarial
ITABORAÍ RJ
(21)3913-1802 | (21) 98333-1339
https://www.itacontconsultoria.com
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 23 junho 2011 | 02:03

Stéfanye, não sei se entendi sua colocação "ou se existe alguma base legal sobre esse assunto abordado".

Não há legislação que limite, imponha, determine como se dará a Gestão de Pessoal das empresas. Isso depende da visão do corpo diretivo da Empresa e do profissional contratado para gerir seu DP/RH.

Há pessoas super motivadas que achariam pouca coisa somente 60 funcionários!

Conheço quem geriu (produzindo, não apenas observando como um supervisor) toda a parte de RH e DP (com 89 funcionários) além de cuidar do Faturamento, Cobrança, Contas a Receber, a Pagar.... Era um tipo de "lula-lélé" mas era o perfil do profissional. E digo mais: era competente pra caramba!

Abraços!!

Stéfanye Mendonça

Stéfanye Mendonça

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 junho 2011 | 10:05

Pois é Kennya,
Perguntei, a pedido de uma amiga, que trabalha numa empresa de construção civil, ela não tem nenhum auxiliar , é rolo a tras de rolo. Tipo, fiquei com pena dela quando soube da situação. Ela é super competente, mas mesmo assim ela está sobre carregada e por isso me pediu ajuda, pois não pára ninguém lá para auxilia-la.

Stéfanye Mendonça - Contadora - Perita Contábil
GRUPO ITACONT
Contabilidade, Perícia e Gestão empresarial
ITABORAÍ RJ
(21)3913-1802 | (21) 98333-1339
https://www.itacontconsultoria.com
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 23 junho 2011 | 11:23

Eu soube que essa área é pauleira, mesmo! Construção civil tem turn-over bem alto, mais alto que do comércio/vendas.

E o pior são as particularidades do setor, como transferência e alocação de pessoal quando encerra-se a obra, controle de pontos diversificados, e etc,...e o próprio perfil do profissional de base tmb não ajuda muito, não é?

Se a empresa que a emprega não consegue reter os talentos, sugiro que ela tmb busque melhor oportunidade de trabalho. Essa é a lei do mercado.

E sendo ela competente como parece ser - Gestão de 60 funcionários, sozinha em Construção Civil!! - tem mais que buscar se valorizar. Quem faz o que ela faz, nas condições que faz, sem dúvida consegue o mesmo resultado em condições melhores de trabalho, com grupo maior de funcionários até!

Boa sorte para ela, que merece!

Abraços, Stéfanye!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.