x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.982

Mudança do Grupo 2 para o Grupo 3

Fernanda Medeiros da Silva

Fernanda Medeiros da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 14:03

Boa tarde pessoal!
Em janeiro de 2020 duas empresas nossas mudaram do grupo 2 para o grupo 3, passaram a ser do Simples Nacional.
Ai mudei o faseamento no meu sistema e mandei as alterações para o esocial e naturalmente não mandei mais as informações da folha, pois do Simples ainda não precisa.
Estou enviando a Rais e vem o Erro 2730, onde diz que estas empresas são do grupo 2 e a rais é pelo esocial...
Olhei o portal e elas ainda constam como grupo 2...

Tenho como mudar no portal, ou não era pra ter mudado o faseamento no meu sistema e continuar mandando os dados da folha como se ainda fossem do grupo 2?

Victor Melo

Victor Melo

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 14:19

Primeiramente, o grupo e-social é definido pela tributação da empresa no ano inicio do e-Social.
Portanto para ela ser do grupo 3 ela deveria sem do Simples Nacional em 2018. Caso contrario, mesmo que ela tenha migrado posteriormente, permanece no grupo 2.
Para confirmar, você pode olhar no próprio site do e-Social, a qual grupo ela pertence.
Identificando o grupo correto, corrija o e-Social e faça todos os envios pertinentes, pois se não enviados os colaboradores terão problemas quanto ao recebimento do PIS.

Victor Melo
Departamento Pessoal
Original Contabilidade LTDA - ME
http://originalcontabilidade.com.br/

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 14:29

Fernanda,
O enquadramento no e-Social teve como base a data de 01/07/2018 OU a data da abertura da empresa, se posterior.
Ele permanece inalterado, mesmo que a empresa mude o regime tributário.
No seu caso específico, elas continuam no Grupo 2 e devem enviar os eventos periódicos ao e-Social.
Com relação à Rais, estão dispensadas pelos motivos já conhecidos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.