x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 24.455

RAIS 2021 - ERRO 2412 VALOR DO SALARIO CONTRATUAL INCOMPATIVEL COM HORAS SEMANAIS TRABALHADAS

Kelly Straliotto

Kelly Straliotto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 19 março 2021 | 15:23

Boa tarde pessoal, tudo bem?
Estou com o seguinte erro ao gerar a RAIS 2021 ano base 2020

2412 - VALOR DO SALARIO CONTRATUAL INCOMPATIVEL COM HORAS SEMANAIS TRABALHADAS

O caso é de um funcionário, com salário contratual de R$ 1.000,00 que foi demitido em 2019 com aviso prévio indenizado - projeção para Janeiro/2020.

Conforme orientação da RAIS:
"No caso de aviso prévio com inicio em 2019 e término em 2020, o empregado deve ser informado normalmente na RAIS 2019, sem desligamento, e somente na RAIS de 2020 o desligamento do mesmo deverá ser informado com as respectivas verbas rescisórias"

Só que em 2019 o salario era 1.000,00, e em 01/2020 o mínimo passou para 1.039,00.. Então esta aparecendo esse erro para mim, alguém tem alguma solução de como resolver? Pois o salario mínimo em 2019 era de 998,00, então esta correta as informações. O funcionário aparece na RAIS 2020 somente devido o aviso prévio indenizado.

Bruna Alves

Bruna Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 22 março 2021 | 16:05

Boa tarde, 

Estou com o mesmo problema, mas no caso o empregado foi demitido em Janeiro e estava com salario de R$1.039,00, mas era realmente o minimo na época. Alguem sabe como corrigir, ele só aceita se eu lançar como salario os R$1.045,00.

Kelly Straliotto

Kelly Straliotto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 22 março 2021 | 18:29

Bruna, tenho outra empresa com esse mesmo problema que o seu.
Entrei em contato com eles no @Oculto, eles me responderam:

"Prezada, o valor do salario mínimo que está vigorando no programada rais ano-base 2020 é 1045,00."

Mandei outro email agora, questionando, se tem algum procedimento para fazer, no caso de funcionários que foram desligados em janeiro/2020, onde o salario ainda era 1.039,00? Pois diz que esta abaixo do mínimo, quando, no
caso, alterou apenas em fevereiro para R$ 1.045,00.

Aguardar ver se respondem.
Complicado.

GESSIANE

Gessiane

Bronze DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 3 anos Terça-Feira | 23 março 2021 | 11:35

Bom dia pessoal, tudo bem?
Estou com o mesmo erro, 2412 - VALOR DO SALARIO CONTRATUAL INCOMPATIVEL COM HORAS SEMANAIS TRABALHADAS.
Porém, está ocorrendo devido a redução de salário e jornada acordado com funcionário no ano de 2020 conforme Lei n° 14.020/20.
De acordo com o Manual de Orientação da RAIS, para os trabalhadores que realizaram acordo de redução proporcional de jornada e de salário, com base na Lei 14.020/2020 (conversão da MP 936/2020), as remunerações mensais deverão ser declaradas de acordo com a folha de pagamento.
Porém, ao transmitir a RAIS apresenta o seguinte erro:
2412:ERRO: Valor do salário contratual incompatível com horas semanais trabalhadas.
Observando na RAIS está sendo levado o salário da redução (valor reduzido no referido mês) e a carga horaria semanal integral (44 horas).

Enviei o questionamento para @Oculto e me responderam o seguinte:
"Prezada, o valor do salario minimo que vigora no programa da rais é 1045,00. O programa permite fazer a alteração dentro dele."

Poderiam me auxiliar nesta situação, por gentileza?

INGRID MARQUES

Ingrid Marques

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 23 março 2021 | 14:11

Boa Tarde Galera,
Estou com o mesmo problema GESSIANE , poxa vida heim! Cada ano uma novidade :'(
Também não sei o que fazer!!!
Acho que o jeito é alterar o Salário Mínimo de Janeiro mesmo, os funcionários que estão dando erro no meu caso foram demitidos em Janeiro/2020.
Pois acredito que eles não irão atualizar o Programa novamente.

Poderiam nos auxiliar nesta situação, por gentileza?

KYZIA NAYARA  DUTRA

Kyzia Nayara Dutra

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 23 março 2021 | 15:20

Boa tarde!
Estou tendo esse mesmo problema, mas a funcionaria que não estao dando certo elas foram contratadas em 2017, so porque esta puxado o contrato inicial de 1045,00.
So porque a empresa veio fazer a contabilidade dela no escritorio no 04/2020.
Como faço organizar?
Gostaria de saber se eu baixando a versão atualizada 17/03/2021, se os anexos vao permanecer?

Kelly Straliotto

Kelly Straliotto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 23 março 2021 | 18:44

Da erro.
Estou com um caso tambem de uma rescisao feita em janeiro, na qual o salario ainda era 1.039,00. Diz que esta salario abaixo do minimo.

Espero que saia alguma atualização da RAIS arrumando esses erros.

ALECIO DIONES ALVES DE SOUSA

Alecio Diones Alves de Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 24 março 2021 | 16:10

Boa Tarde, 
Tive um caso parecido e fiz o seguinte processo.
Fiz  alteração no salario base para 1.045  44h horas, e  remuneração do mês anterior da rescisão para 1.045  ai gravei.  Depois fui em declaração-grava-avança- selecionei a empresa- e coloquei as informações do responsável- avança e transmitir.

Jayne Elice

Jayne Elice

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 25 março 2021 | 14:46

Eu tinha baixado o programa e demorei uns dias para importar o arquivo, e como o pessoal do meu suporte ainda não tinha atualizado meu sistema tive que falar com eles. 
Eles me informaram que estavam aguardando uma atualização da RAIS novamente, para assim atualizar nosso sistema. Então tive que desinstalar tudo o que eu já tinha instalado e baixar novamente. Não tive nenhum problema. Os salários de janeiro que estavam R$1.039,00 e depois ficaram R$ 1.045,00 não deram erro. Só aviso

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 9 abril 2021 | 17:16

SEGUE A ORIENTAÇÃO DO SUPORTE DO SISTEMA CONTABIL
Empregado demitido em Janeiro
Para empregados demitidos em Janeiro de 2020 com salário de R$ 1.039,00 reais, será gerado esse erro, pois a RAIS considera o último salário mínimo estabelecido pelo Governo. 
Nesse caso, como em Fevereiro teve mudança no valor para R$ 1.045,00, a RAIS considera este valor. E a RAIS verifica o salário hora do empregado e multiplica pela carga horária semanal e compara com o salário mínimo.
1 - Para corrigir, altere diretamente na RAIS a quantidade de horas semanais, para que o salário hora fique maior do que o salário hora do salário mínimo.
Importante!
Avalie com a sua consultoria jurídica ou com a RAIS, se haveria uma outra forma de ajustar essa situação.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Eu fiz a alteração diretamente no programa RAIS, alterando de 44h/semanais para 43h/semanais e gerou apenas avisos.

Hoje é o melhor dia para lutar por seus sonhos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.