x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 165

NIS ou NIT qual utilizar?

R. Garcia

R. Garcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 09:59

Bom dia, boa tarde e boa noite pessoal, espero que vocês e seus familiares estejam bem e com saúde!

Eu estou ajudando o pessoal do RH aqui no escritório e surgiu uma dúvida e espero que vocês possam me ajudar.

Um cliente está contratado uma funcionária, esse será o primeiro emprego dela, e a mesma só tinha como documento a certidão de nascimento.
A empresa fez os documentos, bem como a CTPS e fez o cadastro no NIT no final de março/2021.

Quando a documentação chegou, entre as anotações enviadas pela empresa dizia que a família da futura funcionária recebia o Bolsa Família, então eu resolvi verificar no "Meu Cadastro Único" e vi que a moça tem um número NIS desde 2015.

A minha dúvida é no cadastro no sistema da folha que eu uso, eu devo colocar o NIS (2015)? ou NIT (2021)?

Agradecendo a todos de antemão!

Atenciosamente
Garcia

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 14:23

O número do cadastro no PIS poderá ser usado como NIT, por exemplo, para recolhimento previdenciário do contribuinte individual, mas não o contrário. Um funcionário que possui NIT e passa a trabalhar sob o regime da CLT precisa ser cadastrado no PIS.
Você deverá indicar o NIS, na folha de pagamento, pois ele é válido para o PIS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.