x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 10.338

Cadastro de contribuinte sócio no esocial

Ana Costa

Ana Costa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 18 maio 2021 | 11:29

Bom dia!

Até então eu cadastro os sócios das empresas que tem pro labore na categoria 11 da sefip (Contribuinte individual - Diretor não empregado e demais empresários sem FGTS ) e o meu sistema trouxe de forma automática  para o envio ao esocial a categoria 722 que tem a mesma descrição da 11 do sefip. Descobri hoje que eu deveria ter alterado para 723 (Contribuinte individual - empresários, sócios e membro de conselho de administração ou fiscal). 
Se eu deixar do jeito que está categoria 722 tem algum problema?
O preciso fazer a  correção? O meu sistema de folha não permite retificar a informação por se tratar da raiz de cadastro do contribuinte. A opção que tenho é excluir o cadastro do portal ou fazer a rescisão e cadastrar novamente.  Alguém sabe me orientar sobre esta questão ? Obrigada

Douglas Fabrício Giasson Sincas

Douglas Fabrício Giasson Sincas

Bronze DIVISÃO 5, Suporte Técnico
há 3 anos Terça-Feira | 18 maio 2021 | 15:05

Boa Tarde Ana!

O próprio eSocial não permite a alteração ou retificação da informação da categoria eSocial, sendo assim, havendo a necessidade de excluir eSocial, ajustar e reenviar a informação.

Obs.:
-  categoria 722 - Contribuinte individual -Diretor não empregado, sem FGTS;
- Categoria 733 -  Contribuinte individual -empresários, sócios e membro de conselho de administração ou fiscal

Desculpe, não sei lhe informar se acarretará inconsistências futuras em relação, melhor avaliar diretamente com o 0800 do eSocial.

Att,

Laura

Laura

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2021 | 14:12

Boa tarde, Ana.

Você conseguiu resolver? Sabe me dizer se existe algum problema em deixar a Categoria 722? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.