x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.220

Retirada de pro-labore em duas empresas do simples nacional

Michel

Michel

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 3 anos Sexta-Feira | 21 maio 2021 | 08:08

Bom dia! Agradeço se puderem responder essa dúvida:

No caso de um empresário administrador de uma EI e uma EIRELI do Simples Nacional em que as duas farão emissão de faturamentos mensais (consequentemente prolabore nesse caso com o salário mínimo) , fica obrigado contribuir duas vezes com o INSS (devido aos dois pro-labores) ? Ou consigo contribuir somente em uma delas por mês?

No aguardo,

Obrigado.

Michel

Michel

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 3 anos Sexta-Feira | 21 maio 2021 | 11:33

Mesmo sendo a mesma pessoa Sidney? Nesse caso um empresário é sócio único de duas empresas que faturam mensalmente no simples nacional, gerando duas GPS para o mesmo mês de empresas diferentes.

Isso contribui como dois pontos (meses) para o INSS? Não poderia zerar a GPS em uma das empresas devido a contribuição em uma?

Thiago Chazan

Thiago Chazan

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 21 maio 2021 | 13:09

Recolhendo em 2 empresas distintas, não computa 2 meses, pois a base que o INSS considera é competência.

O vantajoso. é que soma o valor da contribuição de cada empresa, quanto maior o valor da contribuição, maior será o valor dos benefícios Previdenciários.

Fight the good fight
Michel

Michel

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 3 anos Sexta-Feira | 21 maio 2021 | 13:28

Entendi Thiago, obrigado pela sua menção. Para 2 salários mínimos ficaria R$ 2200,00 nos meses de prolabore nas duas empresas correto?

Outra questão: É obrigatório emitir o prolabore para empresas de um sócio somente que fatura todo o mês? (pelo que entendi sim pois o sócio que presta serviços em uma ou mais empresas deve individualmente em cada uma delas contribuir com o INSS) isso está certo? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.