x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 85

CONTRIBUIÇÃO INSS AUTÔNOMO ABAIXO DO MÍNIMO

Matheus Silva de Sousa

Matheus Silva de Sousa

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 20:52

Prezados, boa noite.

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Presto um serviço de acompanhamento autônomo para três empresas, onde elas recolhem o meu INSS autônomo no código CAT 13 da GFIP.
13 Contribuinte individual – Trabalhador autônomo ou a este equiparado, inclusive o operador de máquina, com contribuição sobre remuneração;

Essas três empresas somando dá uma remuneração de R$ 1.500,00 (500$ cada)

No meu entendimento são três contribuições distintas que somando e sendo informadas no mesmo código superam o salário mínimo, desta forma deveriam contar como tempo de contribuição, mas no portal do INSS quando eu faço a simulação de aposentadoria percebo que os meses não estão sendo computados. Por exemplo esse meu serviço está sendo desde o final do ano passado e o meu tempo de contribuição em maio estacionou em 4 anos e 5 meses de empresas que trabalhei anteriormente.

Nesse caso para contar como tempo de serviço pelo menos uma dessas três contribuições deveria ser de pelo menos um salário mínimo, ou seja R$ 1.100,00? Ou somando-se as três era pra estar sendo computado como tempo de contribuição no INSS?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.