x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 10.265

Darf Irrf sobre ferias

Wesley Cardoso

Wesley Cardoso

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 11 junho 2021 | 16:53

Boa tarde, estou com uma duvida e acredito que os colegas podem me ajudar.
É referente ao periodo de apuração de um DARF IRRF de ferias, o gozo das ferias é de 01/06/2021 a 30/06/2021, porém o meu sistema de folha esta gerando o DARF IRRF com periodo de apuracao de 05/2021, e vencimento em 18/06/2021.
O periodo de apuracao correto não seria 06/2021?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Sábado | 12 junho 2021 | 18:19

Wesley,
O fator gerador do IRRF sobre os rendimentos assalariados é o pagamento. Como as férias são pagas, no mínimo, 2 (dois) antes do início do gozo, então o período de competência é 05/2021. 

Silmara Taveira Bernardino

Silmara Taveira Bernardino

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 16 setembro 2022 | 14:40

Então vou ter que somar os rendimentos tributáveis do mês da folha de 05 mais das férias e diminuir o INSS para assim saber qual o percentual aplicar e emitir o DARF de retenção? Creio que se for assim, o percentual da tabela será outro, e acho que o valor do imposto retido não será o mesmo se for simplesmente somar os impostos retidos.

ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 16 setembro 2022 | 15:07

Exatamente
O correto seria ter gerado as férias para depois fechar a folha. 
Nesse caso, a maioria dos sistemas já faz essa apuração e lança na folha a diferença caso houver. 

Atenciosamente
Eliane Rezende

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.