x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 160

PROCESSO DE ANÁLISE DE RETENÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Bernardo de Souza

Bernardo de Souza

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2021 | 11:24

Bom dia prezados (as),

Temos por rotina em nosso escritório a análise de notas fiscais de serviços tomados pelos nossos clientes no que diz respeito a retenção previdenciária. Em alguns casos analisamos a nota fiscal no ato que o cliente a recebe, e em outros analisamos no mês subsequente. Quando analisamos no mês subsequente, não existe possibilidade de retificação da nota, e quando analisamos no ato do recebimento pelo cliente e identificamos algum divergência, em alguns casos a nota é reemitida. 

Percebemos que tal atividade consome um tempo essencial, e que na maioria das vezes tal tempo perdido poderia estar sendo usado de outra maneira. Também existe o fato de que o responsável pela emissão bem como exigência de notas fiscais é o próprio cliente e a função do contador seria apenas registrar os fatos.

Neste sentido, gostaria da opinião de vocês caros colegas, se tal atividade desenvolvida pela gente realmente compete a nós contadores e se vocês também a realizam em seus escritórios.

Estou aberto a opiniões. 

Att. Bernardo de Souza
Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2021 | 11:29

Assim, é complicado essa 'linha' do 'o que compete a mim'. Essa atividade desenvolvida pelo escritório acaba sendo um diferencial que fideliza, mas de fato a empresa podia ter um faturista que soubesse criticar esse tipo de coisa, pois o ideal é o escritório receber a documentação do cliente com determinada regularidade, e não de forma dinâmica, pois vocês precisam se concentrar em outros trabalhos, e não só àquela empresa.

Claro que essa resposta acaba sendo apenas uma opinião minha, e não a orientação exata a fazer.

Marcos Roberto Martins

Marcos Roberto Martins

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2021 | 11:27

Não possuo tal tarefas como rotinas em nosso escritório. A análise de notas fiscais é feita pelo próprio cliente, ele quem deve emitir as notas e solicita-las corretamente. Claro, não negamos auxilio se ele nos pede, mas não analisamos nota por nota, apenas lançamos no sistema conforme a nota foi emitida.

Essa é a rotina em meu escritório.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.