x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 541

Funcionário Desligado enviado na sefip erroneamente, como corrigir ?

João Oliveira de Almeida

João Oliveira de Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2021 | 17:24

Pessoal, boa tarde.

Uma empresa teve um funcionário desligado através de um acordo judicial em uma ação trabalhista, foi acordado entre as partes a rescisão sem justa causa por iniciativa do empregador, até ai tudo bem. Problema é que por um erro o funcionário continuou registrado no sistema e subiu no movimento da sefip com os outros funcionários, como se registrado estivesse, e isso por alguns meses. Agora o funcionário procurou a empresa com um relatório de CNIS onde consta o vínculo mês a mês querendo que se corrija, e com razão. A questão é, nesse caso somente retificar as competências erradas da sefip, retirando o funcionário do movimento, ja vai sumir toda a informação que consta de vínculo no relatório CNIS do funcionário ?

Grato pela colaboração dos colegas.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2021 | 19:15

João,

Você deve fazer logo de inicio a sefip com a competência que esse funcionário foi demitido de acordo com o que esta na ATA da audiência, com a data após isso você vai informa as demais alocando os demais funcionários na modalidade 9, e retirando esse funcionário.

Agora você deve observar se estava sendo recolhido também o fgts e inss do mesmo.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2021 | 09:51

Juliano Netto,

Infelizmente somos seres humanos errar todo mundo erra, por mais que tentamos fazer as coisas corretas em um momento ou outro acontece alguns deslizes.

Mais muita das vezes a culpa não e do CONTADOR ou do DEPARTAMENTO PESSOAL da empresa, o que acontece e que a empresa proprietários ou gestores toma determinadas decisões principalmente com funcionários, dar férias dar demissão de boca não faz os tramites legais como manda a legislação e não repassa para os escritórios ou o setor responsável, acontece esses tipos de problemas onde dar um trabalho enorme mais na frente, sem falar que muita das vezes ainda pegarmos a culpa sem ter.


Estamos aqui pra ajudar os colegas sempre que possível.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.