x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 888

Desconto consignado Duplicado no mês de Férias

Luiz Fernando Colomaco

Luiz Fernando Colomaco

Bronze DIVISÃO 1, Engenheiro(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2021 | 10:24

Bom dia pessoal.
Vi vários tópicos parecidos com o meu, mas o meu é um pouco mais especifico.
Vou tentar explicar detalhadamente.

Sai de férias esse mês, 20 dias dentro do mesmo mês.
No recibo de férias a empresa Provisiona o empréstimo consignado. Até aqui ok, entendo que é normal segurar o valor para garantir que terá verba para pagar o empréstimo.
Porém no final do mês a empresa lança todo o recibo de férias dentro do holerite.
Todos os proventos e todos os descontos.
Em proventos a empresa me devolve o valor do consignado descontado nas férias.
Na parte de descontos ela desconta a Provisão do consignado... e ainda desconta o consignado do mês.
Eu tenho a impressão de que estão me descontando 2 vezes o consignado e repassando ao banco apenas 1 parcela.
Exemplificando:

Nas férias me descontou 100 de provisão de consignado.
no holerite devolve esses 100 reais provisionados.
Ai em descontos, tira 100 reais que foram provisionados e ainda tira mais 100 reais da parcela do consignado.

Segundo o RH isso está certo.
Mas eu não consigo entender que está certo. pois me parece que está descontando duas vezes.

Poderiam me ajudar a entender se realmente isso está correto?

Lidiani

Lidiani

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 1 ano Quinta-Feira | 10 novembro 2022 | 12:33

Olá, espero que tenha consigo resolver. 
Quando isso aconteceu comigo, a explicação que recebi foi a seguinte.
Nas férias a provisão do consignado é feita. (Entra como desconto) Porém no próximo pagamento o rh precisa lançar a provisão como devolução, então ele entra em proventos, e nos descontos o lançamento que tem de provisão é referente ao que houve nas férias ( a orientação era olhar o holerite ao contrário, sendo assim olhe primeiro o desconto da provisão, depois eles devolvem sua provisão em proventos , para daí sim fazer o desconto real só empréstimo, por conta disso o valor do empréstimo aparece duas vezes em desconto.
Como vc mesmo disse  no final do mês a empresa lança todo o recibo de férias dentro do holerite do mês, por isso esses dois lançamentos de provisão 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.