x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 8.320

DCTF-Web parte Terceiros

Ana Beatriz

Ana Beatriz

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2021 | 09:20

Pessoal, bom dia!
Estou com uma questão e gostaria de saber se alguém está com o mesmo problema e como fez para resolver.
Agora no mês de outubro precisamos substituir a GPS pela DARF Previdenciária.
Tenho uma empresa que está batendo todos os valores no totalizador do e-social.
Na descriminação da guia DARF Previdenciária no ECAC, tudo bate (parte segurados e patronal) menos a parte terceiros. Ele está puxando um valor a menor, fazendo com que a guia gerada seja diferente da folha de pagamento.
Alguém saberia me dizer como arrumo essa parte de terceiros no ECAC?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2021 | 10:24

Ana,
Bom dia. O valor de terceiros está realmente correto no eSocial? A princípio, o valor dos débitos são apenas transpostos do eSocial para a DCTFWeb, conforme orientação da Receita, abaixo:
2.1 No caso de identificação de erro no valor dos débitos apurados na DCTFWeb, quais procedimentos devem ser adotados?
Caso o contribuinte identifique erro no valor dos débitos apurados, que estão exibidos na DCTFWeb, deverá retornar à escrituração (eSocial ou EFD-Reinf) e efetuar os ajustes necessários. A alteração do valor dos débitos somente é possível a partir da escrituração e será refletida na DCTFWeb após o processamento com sucesso do encerramento da escrituração que foi retificada.
2.2 Os dados informados no eSocial estão aparecendo na DCTFWeb com valores diferentes. O que pode ter ocorrido?
A DCTFWeb não faz nenhum cálculo de tributos ou deduções, mas apenas recebe esses valores já calculados de acordo com os parâmetros informados no eSocial. Isso também se aplica à EFD-Reinf.
Portanto, caso os débitos apurados estejam com valor errado, é necessário retificar a escrituração de origem.
Observação: os débitos exibidos nos totalizadores do eSocial (Folha de Pagamentos > Totalizadores > Empregador > Contribuição Previdenciária) e nos totalizadores da Reinf (Eventos Periódicos > Fechamento/Reabertura dos Eventos Periódicos) é que são recebidos pela DCTFWeb.

Isolina Gesteira Vazquez

Isolina Gesteira Vazquez

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 2 anos Segunda-Feira | 4 abril 2022 | 09:47

Bom dia, gostaria de uma ajuda tenho uma Empresa que Presta Serviços
para nós e temos que recolher o INSS só que a empresa enviava a GPS 
agora não envia mais e disse que tínhamos que fazer a REINF  só que estou 
fazendo a declaração e não sai na DCTF WEB, não sei o que fazer, poderiam me ajudar.
Obrigada Isolina.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.