x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 79.520

INSS PAGO EM DUPLICIDADE

ARIELA COSTA

Ariela Costa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 8 novembro 2021 | 10:39

Colegas, um cliente PJ pagou 2x a GPS do mês 03/2020. Será que devo fazer a PER/DCOMP Web? Qual serviço devo solicitar, pedido de restituição, ressarcimento ou reembolso? Pra mim é tudo a mesma coisa kk E pra ajudar não acho nenhuma orientação de como fazer esse atendimento.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 8 novembro 2021 | 14:35

Boa tarde!
Segundo o Perguntas e Respostas da DCTFWeb:
"Pode ser utilizado tanto o programa PGD PER/DCOMP quanto o PER/DCOMP Web para: - fazer a declaração de compensação ou o pedido de restituição da contribuição previdenciária paga a maior ou indevidamente em GPS".

Ana Flávia

Ana Flávia

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 16 novembro 2021 | 14:37

Quando acontece do cliente pagar em duplicidade alguma guia do INSS peço a correção pelo próprio eCac.
Basta em acessar > Legislação e processo > Processos Digitais (e-Processo) > Solicitar serviço via processo digital > Na lista * Área de Concentração de Serviço > Regularização de impostos > Retificar pagamento de Gps > preencha a quantidade de guias de deseja retificar

A partir daí basta anexar a documentação, comprovante de pagamento da guia errada, e no espaço descreva para qual competência deseja que o valor seja compensado.

Edit: Não me lembro a ordem correta após essa primeira página, lembro que vai aparecer uma aba onde precisa anexar os documentos, e salvar para rascunho, e depois retornar na mesma aba para inserir o texto.

Tenho feito assim para corrigir as guias do pessoal, depois de uns 3 dias consultando o valor errado já estará transferido para a competência correta.

Igor

Igor

Ouro DIVISÃO 1, Supervisor(a) Administrativo
há 2 anos Quinta-Feira | 24 março 2022 | 17:24

Boa tarde a todos!!

Quando uma guia de GPS cód 2003 é paga em duplicidade o que pode ser feito?

Restituição da outra guia paga ou compensação?

Esses processos é realizado pelo e-cac, per-dcomp ou per-dcomp web?

Agradeço .

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.