x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 224

CONSTRUTORA SIMPLES NACIONAL

JUNIOR CESAR SILVA

Junior Cesar Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 9 novembro 2021 | 08:40

Bom dia, tenho uma EMPRESA CONSTRUTORA, a minha é no SIMPLES NACIONAL.
Preciso de orientações, esta empresa chegou aqui no escritório em outubro e estamos dando seguimento na contabilidade.
- Como fica a folha de pagamento, esta empresa tem 14 empregados, dentre estes 3 é do administrativos e 11 do canteiro de obras. Tenho de alocar os 11 na matricula CNO não é?
- Quando a SEFIP terá 2 códigos o 150 e o 155 é isso?
- Optante pelo simples anexo IV tem a patronal não é
- Esta empresa tem uma obra somente com a CNO mas tem outras obras que ele entra com os empregados, exemplo: trabalha para uma escola e tem 2 empregados trabalhando em uma reforma neste prédio, ou outros 8 estão em outra obra PF mas não tem CNO criada pois o proprietário contratou somente a mão-de-obra isto é correto?
- Complementando a pergunta acima, como só tem 2 empregados na CNO da reforma da escola os outros 8 anda permanecem registrados mas como não estão em nenhuma CNO não posso alocar eles, teriam de ficar no CNPJ correto?
- Tenho de criar CNO para cada obra a ser realizada e os funcionário que estão registrados na empresa, tem de ser alocados nesta CNOs?
- Esta empresa presta serviços a escolas, e estas retém o INSS 11% conforme prevê a lei, este valor pode ser deduzido na guia de INSS que será paga pela empresa?
- Como esta empresa chegou no escritório em outubro deste ano, o contador anterior não deduzia os valores retidos na prestação de serviço, posso solicitar restituição dos valores ou até mesmo compensar os valores dos meses anteriores nesta guia atual que vencerá dia 19/11?

everton silva

Everton Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 2 anos Terça-Feira | 9 novembro 2021 | 08:57

Não é muito minha área, mas me chamou a atenção o anexo IV. Como chegou nesse anexo, qual o Cnae?

"Quando um homem com experiencia encontra um homem com dinheiro, o homem com experiencia parte com dinheiro e o que tem dinheiro parte com experiencia"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.