x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 162

Guia complementar de INSS ref. competência anterior ao mês 10/21

Sandra Regina Assis Silva Soares

Sandra Regina Assis Silva Soares

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 10 novembro 2021 | 11:07

Por equívoco paguei o INSS ref. aos meses 07/21 e 08/21, de uma das propriedades rurais de titularidade de um mesmo CPF, que iniciou suas atividades no decorrer do ano de 2021, com a opção do funrural pela COMERCIALIZAÇÃO (GFIP com FPAS 604), sendo que as demais fazendas já eram optantes pelo pgto funrural sobre a FOLHA DE PGTO (GFIP com FPAS 787). Sendo assim, tenho que complementar o recolhimento somente do INSS. Preciso de ajuda para saber se estou correta no meu entendimento para corrigir o erro:
1) Pedir a exclusão da GFIP com o FPAS 604, e transmitir outra, com o FPAS 787, com os devidos ajustes das alíquotas (20% + 3%);
2) Fazer uma GPS do valor da diferença.
Outra dúvida: Como se trata de competência anterior ao mês 10/21, não o que se falar em DCTF-Web? Esta guia complementar do INSS deve ser gerada no site da Receita - SAL - Sistema de Acréscimos Legais?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2021 | 08:45

Bom dia.
Como o FPAS estava errado, e esse código faz parte da "chave" da GFIP, então realmente terás de fazer um pedido de exclusão da GFIP anterior, e enviar uma nova com os dados corretos.
A GPS complementar é gerada no SAL, sim.
INSS até a competência 09/2021 não é abrangido pela DCTFWeb, só envolve GFIP e GPS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.