x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 3.813

Programa PER/DCOMP REEMBOLSO SALARIO MATERNIDADE

MARIANGELA DOS SANTOS HORTA

Mariangela dos Santos Horta

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 2 anos Terça-Feira | 16 novembro 2021 | 10:15

Bom dia, tenho duas empresas que preciso fazer o pedido de reembolso de salario maternidade de créditos até 09/2021, eu vinha abatendo esses valores nas GUIAS só que agora com a entrada da DCTFweb isso não é mas possível,. as minhas duvidas são?

a conta a ser cadastrada para deposito precisa ser a conta jurídica da empresa ou pode ser apenas a conta física do responsável pela empresa?
qual o prazo para recebimento do reembolso?

obrigada

Willian Winter

Willian Winter

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 16 novembro 2021 | 10:54

Mariangela dos Santos Horta 
• a conta a ser cadastrada para deposito precisa ser a conta jurídica da empresa ou pode ser apenas a conta física do responsável pela empresa?
R - Ideal é que seja a da empresa para não ocorrer indeferimento;

• qual o prazo para recebimento do reembolso?
R - Segunda a RFB pode ocorrer em até 5 anos.

Camila Nascimento

Camila Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 16 novembro 2021 | 11:10

Bom dia Mariangela, referente o pedido de reembolso, você está fazendo um para cada competência, desde que começou a compensação? Ou consigo fazer apenas um per/dcomp reembolsando o saldo total?

Willian Winter

Willian Winter

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 16 novembro 2021 | 13:48

Camila Nascimento

O correto é fazer um por competecia, devido a forma que se compensa, exemplo:

Salario maternidade
03/2021 1000,00 totalmente compensado
04/2021 1000,00 reais totalmente compensado
05/2021 1000,00 foi compensado 600,00 reais nas competencias 07, 08, 09 ficou saldo de R$ 400,00
06/2021 1000,00 saldo nao utilizado

Veja nesse caso temos aí um saldo de reembolso de 1.400,00 no qual devo fazer 2 per/dcomp um da competencia 05/2021 e outro da competencia 06/2021. No preenchimento devo informar o quanto daquele valor (1000,00) eu compensei mas não preciso especificar em quais competencias, o perdcomp vai te dar o saldo, normalmente os sistemas de folha tem um controle caso vc nao tenha planilhado isso tudo.

Willian Winter

Willian Winter

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 16 novembro 2021 | 14:21

Mariangela dos Santos Horta

Realmente é absurdo, no entanto o que da para informar ao cliente é que o valor devolvido será reajustado pela selic, de certa forma o dinheiro será devolvido corrigido. No entanto eu tenho dois casos aqui no escritório que o valor ja foi reembolsado, mas eram quantias menores, outros no entanto não houve nem atualização.

De verdade nunca cheguei a fazer um PER/DCOMP para conta do sócio, então nao sei dizer se dará certo.

Willian Winter

Willian Winter

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 16 novembro 2021 | 16:03

Mariangela dos Santos Horta

Os meus eram valores menores, bem menores mesmo menos de R$ 1.000,00 na época em questão levou em torno de 2 meses, fizemos devido a dispensa das colaboradoras, uma vez não teriam mais folha de pagamento e não pela substituição da GFIP., que ocorreu agora.

Até estava dando uma lida depois de ver o tópico aqui e encontrei a informação que com base na lei 11.457/2007 depois de deferida a descisão há um prazo de 360 dias ao invés de 5 anos como disse anteriormente.

Camila Nascimento, nem fale tivemos alguns casos especificos aqui que também foi necessário fazer de alguns anos atrás. 

Marcela

Marcela

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Terça-Feira | 16 novembro 2021 | 21:29

Olá,
Tbm estou tendo dificuldade com o preenchimento da PerdComp.
Salário maternidade início em março 2021..fui compensando até o mês 09/2021...agora preciso pedir o reembolso deste valor q sobrou.
Não sei como informar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.