x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 5.613

Pendencia no ECAC - Debito com exigibilidade Suspensa - DCTFWEB

LUDMILA MACIEL

Ludmila Maciel

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2021 | 15:03

Boa tarde Senhores!

Estou com uma situação que todas as empresas que foi enviado DCTFWEB consta pendencia de Debito com Exigibilidade Suspensa, sabem me dizer o que é isso? mas não impedi de tirar certidão.

Situação a Analisar.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2021 | 20:02

Essa situação é normal. Após transmitir a DCTFWEB houve a confissão do débito, que constarão no e-CAC, porém com exigibilidade suspensa até o seu vencimento.
A RFB já adotou esse procedimento com as declarações do imposto de renda pessoa física entregues neste ano de 2021.

Gabriela Caroliny Diseró

Gabriela Caroliny Diseró

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2021 | 15:58

Não impede de emitir CND, porém consta POSITIVA com efeitos de negativa para um débito que ainda nem venceu. Em que mundo isso é normal???
Alguém sabe me dizer se após o pagamento a Exigibilidade Suspensa é baixada?
Se não é, no manual da DCTFWeb, pede a exclusão da GFIP enviada. porém tenho caso de pró labore enviado (onde não consta envio de GFIP, apenas DCFTWeb), como faço a exclusão se não houve envio?
Mesma coisa que fazer uma compra no carnê e seu nome ir para o Serasa antes do vencimento. Não tem cabimento.

Gratidão.
Gabriela Diseró

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2021 | 16:16

Gabriela,
Confessado o débito, via DCTFWEB, ele é devido, porém com exigibilidade suspensa até a data do vencimento. Pago, deixa de ser exigido e constar no conta corrente do e-CAC.  
Serasa, os débitos são encaminhados APÓS vencidos e não pagos. Comparação sem sentido.

Jorge Antonio Vaz

Jorge Antonio Vaz

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 9 dezembro 2022 | 12:15

A comparação tem TOTAL sentido, pois CNDs na prática são consideradas como "consultas ao Serasa" em relação aos órgãos públicos.

É um lixo ter que ficar abrindo extrato interno do eCAC para sei lá qual fornecedor para dizer que estou regular com o INSS. A CND Federal deveria ser para isso. É ridículo afirmar para os fornecedores que só retirem CND federal do dia 22 até o dia 30 de cada mês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.