x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 538

Soma dos atestados

Eliza

Eliza

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar
há 2 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2021 | 20:14

Boa noite 

Um empregado apresentou um atestado de 10 dias e na sequência mais um atestado de 10 dias, porem ambos com Cid diferentes.
Por ser Cid diferentes (doenças diferentes), pode ser somados? 

Obrigada

VALQUIRIA PEREIRA MESQUITA

Valquiria Pereira Mesquita

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 13 julho 2022 | 17:09

Boa tarde

Tenho uma funcionária que apresentou vários atestados em janeiro com pouco tempo de intervalo e todos por transtornos de ansiedade, seguramos o máximo que podíamos, pagamos o salario dela direitinho, porém em fevereiro novamente levou mais dois atestados pelo mesmo motivo, no final de fevereiro ela apresentou um atestado de 90 dias e foi para o INSS, era para ela retornar em 24/05/2022, porém ela apareceu na empresa  dizendo que ia avaliar se estava bem para retornar, no outro dia no final da tarde apareceu novamente com um atestado de 14 dias dizendo que não estava bem para retornar ainda. Orientamos ela a incluir esse novo atestado no meu INSS,  e ela não quis anexar o atestado. Quando terminou os 14 dias solicitamos uma alta médica do INSS já que ela se julgava não estar apta para o retorno ao trabalho e ela nos informou que não incluiu o atestado de 14 dias no meu INSS, pq o INSS já havia liberado ela em 23/05/22 e ela não precisava de nenhuma comprovação para o retorno. Exigimos a alta dela do INSS pois é uma escola fundamental e trabalhamos com crianças, Enfim ela resolveu lançar o atestado ao meu INSS, obteve a alta mas o INSS não validou os 14 dias, pois ao invés dela anexar o atestado na solicitação anterior ela abriu uma nova solicitação de auxilio doença.
Como o INSS deu a alta médica para ela, permitimos que retornasse ao trabalho, porém que ela teria que entrar com recurso no meu INSS para receber esses 14 dias, detalhe ela bateu o pé que o atestado  emendaria pois ela trabalhou dois dias e depois levou o atestado, só que ela não trabalhou, ela foi na escola para conversar, ainda queria bater o ponto.
Esta orientação está correta? Pq ela disse que ira processar a escola, por não efetuar o pagamento dela, quero uma orientação de vocês pois não quero passar informações incorretas para a escola.

Att.: Valquíria Quirino

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.