x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 368

Demissão por e-mail corporativo, fora do horario de expediente

Bruna Furtado

Bruna Furtado

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 2 anos Domingo | 28 novembro 2021 | 11:39

O contrato de experiência do funcionário venceria no sábado ( 45 dias). O gestor mandou um e-mail na conta corporativa na sexta as 23:30 desligando o funcionário. Mas o funcionário só viu o e-mail ( corporativo)na segunda pela manhã.

Qual será a data da demissão? Sexta ? Sábado? ( final da experiência) Ou segunda( que foi quando o funcionário viu o e-mail?)

( sim, eu sei que está totalmente errada a postura do gestor, demitir por email fora do horário do expediente. Mas já tinha sido feito)

Agradeço se puderem ajudar

Ulysses Patrocinio da Silva

Ulysses Patrocinio da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2021 | 15:41

Boa tarde,  Bruna Furtado!

Se não existiu a possibilidade de o colaborador ser comunicado no sábado, Acredito que neste caso seria na segunda, que é quando de fato ele foi comunicado, porém o contrato de trabalho se tornaria indeterminado, incidindo o aviso prévio e multa de 40% no FGTS.

Ou se a empresa entender que ele deveria ter visto o e-mail no sábado que é quando de fato encerraria o contrato de trabalho (isentando-se do aviso prévio, e multa de 40% do FGTS). Assumindo o risco de futuramente ser acionada judicialmente pelo funcionário por possível violação de direitos trabalhistas.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2021 | 15:51

A data do desligamento é a da ciência pelo colaborador. No no caso em questão, por tratar-se de e-mail corporativo e fora da jornada de trabalho, entendo que na segunda-feira.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.