x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.652

FGTS - conta em bases diferentes.

ARIANE SOUSA

Ariane Sousa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2021 | 14:16

Olá. Ao solicitar o extrato rescisório de um trabalhador, descobri que algumas competências não estavam constando na conta vinculada, e identifiquei que esses valores estão alocadas em uma outra conta, que esta na base de outro estado SP, mas o empregador é PI. 

O que pode ter acontecido? E como resolver? Obs: O colaborador foi demitido, como devo proceder para pagamento do FGTS rescisório.

Se alguém puder ajudar agradeço.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2021 | 14:52

Ariane Sousa, boa tarde.

Colega, a base pode até ser diferente, mas a conta tem que ser a mesma.

Essa troca de base pode acontecer por 2 motivos:

1) na hora de transmitir o arquivo da SEFIP você seleciona um município, certo? Se selecionar determinado município, será alocado a uma determinada base. Ou seja, se selecionar um município diferente do que costuma, irá para uma base diferente.
2) o pagamento do FGTS pelo seu cliente aconteceu enquanto ele estava em outro estado, num banco ou casa lotérica por exemplo, o que fez a base de pagamento ser alocado em uma diferente da que realmente deveria.

Não precisa resolver nada, porque isso não é exatamente um problema.

Na rescisão a única coisa que você irá fazer é a comunicação das duas bases e para geração da GRRF, deverá somar a base de calculo para fins rescisórios das duas contas.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 14 março 2022 | 15:12

Boa tarde Ariane Sousa!

Basta somar as duas bases para calculo da multa rescisórias, em seguida você vai gerar uma chave de liberação do fgts para cada base. 

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
ARIANE SOUSA

Ariane Sousa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 6 março 2023 | 19:05

Olá Fredson, obrigada pelo retorno.

Descobri que no caso acima, apesar de a Sefip/Gfip estar levando a cidade correta, dependendo do banco que a guia era paga, era criada uma nova base para a empresa, uma confusão. Se o cliente pagava com o NuBank ia para uma base em SP, se pagava com o Inter ia para uma base como BH.  Felizmente posteriormente consegue fazer a unificação das contas, e pedi para o cliente pagar apenas via BB, onde não ocorreu nenhum erro de pagamento, como aconteceu nos bancos digitais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.