x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 537

Corrigir guias GRPS / GFIP antigas para efeito de cálculo de tempo para aposentadoria de empresário

Manuel F.

Manuel F.

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 2 anos Sábado | 11 dezembro 2021 | 11:41

Bom dia a todos, tenho o seguinte problema e conto com a sua ajuda !!!
Tenho guias GRPS / GFIP´s dos anos de 1996 a 2003, nas quais o contador da época colocou os empresários como "autonômos" nas guias GRPS / GFIP´s, mas não informou ao INSS. Então no "Meu INSS" dos empresários  não constam nem os recolhimentos e nem o tempo de serviço !!! Gostaria de saber COMO retificar as GRPS / GFIP´s sem mudar valores, pois há cerca de 60 a 70 nomes com recolhimento correto na mesma guia. Clicando aqui tem um link com uma guia de exemplo para os colegas verem. Obrigado

Andre Oliveira

Andre Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 2 anos Sábado | 11 dezembro 2021 | 12:09

Olá Manuel.

O fato de ter colocado os empresários na campo de autônomos não deveria afetar o recolhimento do INSS deles para a previdência.

Já foi verificado se o número de inscrição  do PIS dos empresários não era outro nesse período? Antes de fazer retificações seria bom verificar junto à Previdência os relatórios dos recolhimentos nessa época feitos pela empresa, caso você não tenha.

André Oliveira
Analista Contábil

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Sábado | 11 dezembro 2021 | 19:33

Manuel,
O campo indicado na antiga GRPS, empregadores/autônomos, está correto. Até abril de 2003, os empresários recolhiam a sua contribuição através do carnê "laranja". Somente à partir de 1/4/2003 é que passou a vigorar a retenção de 11% sobre as suas remunerações, pela empresa contribuinte. Referindo-me à contribuição do sócio/dirigente.
A GFIP iniciou-se em 1/1999.
A minha sugestão é de que procure o INSS para sanar essas divergências no extrato CNIS., preferencialmente de posse dos carnês recolhidos até 4/2003.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.