x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 89

acessos 131.445

RAIS 2022-2021

Marcos Antonio Providelo

Marcos Antonio Providelo

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 08:27

Bom dia? Uma empresa que eu fiz a RAIS 2020 e tem vários funcionários, não estão conseguindo receber o PIS. Todos os critérios para receber o PIS foram cumpridos, eles não receberam mais de dois salários mínimos, teve a carteira de trabalho assinada por mais de 30 dias e tem cadastro no PIS por mais de 5 anos. Eles fazem aniversário entre janeiro e fevereiro. Seguindo a tabela de recebimento do PIS, já teriam ter recebido o dinheiro que tem direito por lei.  Conferi no site o recibo de envio da RAIS e consultei o nome de cada um dos funcionários e todos estão aparecendo la no site. Agora, eles vão la na Caixa Federal receber o dinheiro e dizem que la não tem nada e também não explica o motivo. O que será que pode ter dado de errado?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 09:12

Valéria,
Normalmente é disponibilizado dois programas, o da RAIS atual e outro dos "anos anteriores". Esse dos "anos anteriores" é que vais ter de utilizar.

PAULO ROGERIO

Paulo Rogerio

Bronze DIVISÃO 4, Chefe Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 09:56

Caro, Marcos Antonio Providelo,

Já passei pelo mesmo problema ao longo dos anos. Para os últimos dois anos, em virtude da pandemia, a situação ficou mais caótica.
Consegui resolver a maioria destes problemas, simplesmente, imprimindo a relação da Rais, onde constam esses funcionários.
Foram encaminhados para qualquer agência da CEF, juntamente com a CTPS e algum documento comprovando o número do pis, mais esta cópia, conseguiram receber os devidos valores.

O pessoal da Cef alega problemas internos, seja lá o que for.

Boa sorte !

yuri

Yuri

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 10:17

Marcos Antonio Providelo, esse problema que você está tendo é de uma empresa do lucro presumido? pois se for em 2021 não era mais obrigada a entrega da RAIS, e como ela seria do grupo 2 foi substituído pelo e-social, então as informações que seriam entregue no programa GDRAIS agora são enviadas para o e-social.

lindalva xavier

Lindalva Xavier

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 11:03

Marcos Antonio Providelo
Estou com o mesmo problema, até fiz a consulta de um funcionário na RAIS  e a mesma esta assim, Excluído em 28/09/2021 e entregue 30/09/2021, a empresa é grupo 2, agora eu pergunto. como a RAIS foi excluída sendo que a gente não envio nada? e logo depois entregue novamente? e os funcionários estão no meu pé querendo saber o pq e eu não sei explicar... ficar uma situação chata..

Renata Peçanha Bispo

Renata Peçanha Bispo

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 14:15

boa tarde,
tem um amigo meu que tem uma empresa que é do grupo 2, mas não possui empregados. Ele ta me pedindo o recibo da RAIS, mas como agora é pelo eSocial, não tem recibo. O que posso imprimir pra ele apresentar numa empresa que ele presta serviço, que ele não tem empregado?

andreza dos santos

Andreza dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 15:13

Boa Tarde!
Preciso retificar um PIS de uma funcionaria ,cuja empresa é o grupo 3. 
A mesma foi a caixa econômica e foi orientada a enviar a retificadora da Rais para poder receber o abono.
Ja tem algum programa que eu possa fazer essa retificação?

Thâmara Ribeiro

Thâmara Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 16:26

Caro Marcos Antonio Providelo,

Algumas empresas realmente estão aparecendo a declaração como excluída e outra como entregue, isso porque algumas declarações foram reprocessadas, está tudo certo.

Estou seguindo uma página no Instagram que tem me ajudado bastante, ela posta as atualidades e tira muitas dúvidas também, o nome é franmenezes.contadora, espero que ajude, vale a pena seguir.

Thâmara Ribeiro

Thâmara Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 16:32

Cara Renata Peçanha,

Mesmo a empresa não estando mais obrigada a enviar a RAIS é possível consultar pelo site.
Siga esse passo a passo: 
http://www.rais.gov.br/sitio/obter_declaracao.jsf
Clique na opção certificado digital;
Se estiver acessando pelo Google Chrome, vai dar um erro, basta você voltar na setinha do navegador e acessar novamente;

Quando clicar em CNPJ, você vai perceber que vai pedir o número do CREA... clica novamente em pesquisar sem informar o CREA que vai dar certinho.

Aí você consegue emitir a declaração completa da RAIS.

Diully Hollweg de Oliveira

Diully Hollweg de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2022 | 11:41

Marcos Antonio Providelo, participo de um grupo de RH e alguns colegas relataram o mesmo problema e entraram em contato com o ministério do trabalho, foram informados de que houve um erro de processamento de informações no sistema do governo e estão agendando um reprocessamento, assim que isso acontecer vão liberar para os funcionários o PIS para saque. Conseguimos um e-mail de contato, se quiser tentar falar com o ministério da economia e trabalho: @Oculto
Espero ter ajudado.

WILLIAM

William

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2022 | 11:43

Pessoal, no caso de empresa do grupo 2 (esocial)   o arquivo foi processado pela Rais e consta o recebimento das informações no site, porém há funcionários que não receberam o abono sem razão aparente e funcionários que não constam na declaração.
Tem funcionário faltando na declaração, como proceder? alguém já passou por algo igual?

Página 4 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.