x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 1.260

Dissidio Retroativo

João Almeida

João Almeida

Iniciante DIVISÃO 1, Analista
há 2 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2022 | 12:24

Olá, boa tarde!

Sou analista de sistemas e o sindicato que representa á área é o SINDPD. No caso, depois de 3 anos de dissídios em justiça ocorreu um acordo para o pagamento dos dissídios retroativos e o de agora de 2022.
Sendo: 4.48% em jan/2020, 5,45% em Jan/2021 e 10,16% em Jan/2022.

A minha dúvida é referente ao dissidio retroativo de 2021, eu entrei na empresa em Ago/2019 e trabalhei o ano todo de 2020. Porém em Agosto/2020 eu recebi um aumento por mérito de 20% (este aumento ocorre apenas par algumas pessoas da empresa). A minha dúvida é se eu tenho direito ao dissidio retroativo do ano de 2020. O dissidio de 2020 referente a 2019 eu recebi normalmente porém não tinha recebido nenhum tipo de aumento, já o de 2021 referente a 2020 sofri esse reajuste no salario. Conversando com algumas pessoas do time descobri que não receberam o dissidio retroativo de 2019 porque receberam um aumento por mérito superior ao % dissidio.

Neste caso a empresa está agindo de forma correta? Eu tenho direito ou não a esse retroativo?

Outro ponto é que na carta de homologação coletiva do sindicato, diz que não será compensado qualquer aumento proveniente de merecimento ou promoção.

Muito obrigado pela ajuda!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.