x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 381

Obrigações MEI X Colaborador

Maria

Maria

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2022 | 18:53

Boa noite pessoal.
Sou recém formada e um MEI me procurou para que eu faça as guias mensais e demais obrigações para ele. Ele possui um funcionário e estou com dúvida de quais obrigações trabalhistas devo me atentar. Pelo que li eu farei a DAE pelo site do Esocial, mais nao encontro um passo a passo para me sentir segura. Alem dessa obrigação devo gerar holerites? Quais as obrigações que devo me atentar? Alguém me ajuda por favor? Tenho pesquisado muito, mais nao encontro respostas exatas, que me deixem confiante para tentar. Muito obrigada!!!!

Erica Silva

Erica Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 13 fevereiro 2022 | 20:15

Pessoal,

Então para registro de um funcionário MEI tenho que fazer o registro no eSocial e todas as guias serão geradas por lá, correto?

1. Existem alguma outra obrigação acessória a ser enviada?

2. Em caso de primeiro emprego registrado em carteira como é gerado o PIS dessa funcionária?

3. Se pude me dar o passo a passo desse procedimento.

Grata pela atenção.

Erica França

Técnica de Contabilidade - RJ

"Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida"
Maria Eduarda dos Santos

Maria Eduarda dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2022 | 16:08

Érica, você pode pedir a funcionária que verifique no cadastro, dentro do app Meu INSS, se já não possui numero de PIS.
De obrigação acessória, tem a DCTF Web, dentro do portal E-CAC, no meu caso é aonde tiro a DAE, após o fechamento da folha no E-Social, mas não sei afirmar se é somente por la.

Koerich Contabilidade e Consultoria
Rua Hermutte Bernardo Bruch - Bela Vista - Palhoça/SC
E-mail [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.