x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.526

NAO CONSIGO TIRAR EXTRATO DO FUNCIONARIO NA CONECTIVIDADE SOCIAL

CHRISTIAN RAFAEL DA SILVA COSTA

Christian Rafael da Silva Costa

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Sexta-Feira | 11 fevereiro 2022 | 07:46

Olá, tudo bom? Espero que sim.

Recentemente tivemos problema ao tentar realizar uma rescisão e consultar o extrato do trabalhador na conectividade social. O extrato não retornava informação alguma por divergências em dados cadastrais do funcionários na conectividade social. Na maior parte dos casos essa divergência é o número do PIS, que foi informado errado pelo trabalhador. Nesse caso não sei o motivo, mas foi criado um segundo número de PIS pro individuo inativando o anterior. 

A opção de correção para este tipo de divergência assim como outras divergências é a realização de uma RDT (Retificação Dados do Trabalhador) pela própria conectividade. Mas para isso é necessário o número do PIS correto. Ainda simples você pode solicitar ao trabalhador que lhe informe o número correto. 
Quando o funcionário não tem disponível de nenhuma forma este dado o aconselhável é orienta-lo a ir em umas das agências da CEF e solicitar o número correto, mas também é possível pela própria conectividade obter esse dado. 
Basta ir em CADASTRO PIS > INCLUSÃO > PESSOA NATURAL  realizar o preenchimento das informações necessárias como em um cadastro de novo número de PIS de colaborador. Ao final o site irá lhe informar o número ativo do PIS.

Se isso foi útil comente por favor. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.