x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 743

Desconto IR para PLR incorreto

Marcos

Marcos

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Rede
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 21:35

Boa noite!

Recebi o PLR neste ano e constatei que o valor de IR retiro foi infinitamente inferior ao do ano passado, mesmo o valor de PLR sendo similar. 

Consultando o RH fui informado que no ano anterior, houve um erro e foi aplicada alíquota de retenção de IR comum quando o correto seria ter usada a alíquota de IR que existe específica para PLR.

Este ano realizaram a adequação, mas queria saber se o valor que foi retido a maior no ano passado pode ter gerado prejuízo ou se de alguma forma na restituição a receita acaba fazendo está devolução.
Se a Receita não faz a devolução via declaração anual do IRPF de que forma posso recuperar este valor retido a maior?

Para ter ideia de cifra, estou comparando retenção de 1.000,00 do ano passado, versus 80,00 este ano para um mesmo valor de PLR.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2022 | 14:13

Como PLR é tributado exclusivamente na fonte, não há como compensar/restituir na declaração de ajuste anual.
O correto seria o empregador reprocessar os cálculos, retificar as obrigações acessórias pertinentes, solicitar a restituição dos valores pagos a maior e reembolsar aos colaboradores.
Você e os demais não podem ser penalizados por um erro deles.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.