x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 770

RAIS x Pagamento do PIS

Marilia

Marilia

Prata DIVISÃO 2
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 21:36

Olá, boa noite.

Pessoal, tenho um funcionário que não conseguiu receber o PIS, estava aparecendo no aplicativo que estaria disponível em 15/02/2022, ai no dia 16/02/2022 ele recebeu uma mensagem que o valor havia sido devolvido para o ministério da economia. 

Ele foi até a CEF, e disseram ele que era problema na RAIS, pois ele se enquadra em todas as regras para ter direito ao beneficio.

Porém a RAIS da empresa foi entregue, temos o recibo e processamento, tudo ok! 

A atendente da CEF, disse que o escritório deve reenviar a RAIS, para ver se regulariza.

Mas eu discordo disso, porque se o problema fosse no processamento da RAIS, os demais funcionários da empresa também teriam tido o mesmo problema, e não tiveram! Eles conseguiram receber normal.

Alguém tem algo para sugerir ?

Obrigada.

Cleber Costa

Cleber Costa

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 2 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2022 | 09:17

Bom dia, 

Pela forma que descreveu a Caixa não me passou segurança, disseram que era problema na RAIS, qual problema?

E a atendente disse que deve reenviar para ver se regulariza, pode gerar outro problema, se está enviada e os dados estão corretos, foi enviado no prazo, a remuneração está correta, etc, etc, não vejo motivos para enviar, o trabalho da contabilidade foi feito.

Já tive situações em que os funcionários da Caixa não sabem verificar ou resolver, peça que fale com o Gerente do setor, o funcionário dele levar a declaração e recibo, que é a comprovação que está tudo correto e deve abrir processo para que o funcionário receba, fora isso, tem que informar exatamente qual o motivo do impedimento, pode conseguir respostas também indo em outra agência. 

Outra forma que já busquei solução, caso não tenha outra agencia, os funcionários da Caixa não saibam resolver ou informar, é abrir reclamação na Ouvidoria da Caixa, explicando tudo, sempre responderam com as informações exatas que precisei ou solucionaram a situação, tem que só esperar prazo de resposta. 

Boa sorte

Marilia

Marilia

Prata DIVISÃO 2
há 2 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2022 | 21:33

Oi Cleber,

Pois é, eu não senti segurança também.

Mas ela me respondeu hoje por e-mail, dizendo que algumas empresas estão tendo esse problema, ou seja, enviam a RAIS e alguns funcionários do lote não são processados, então a orientação que ela passa é que reprocesse a RAIS somente desse funcionário.

Mas é possível fazer isso ? Tem como reprocessar/retificar somente de 1 funcionário ?

Eu nunca fiz isso antes, não sei como fazer.

Obrigada.

Marilia

Marilia

Prata DIVISÃO 2
há 2 anos Sábado | 19 fevereiro 2022 | 11:52

Oi Cleber,

Pois é, eu não senti segurança também.

Mas ela me respondeu hoje por e-mail, dizendo que algumas empresas estão tendo esse problema, ou seja, enviam a RAIS e alguns funcionários do lote não são processados, então a orientação que ela passa é que reprocesse a RAIS somente desse funcionário.

Mas é possível fazer isso ? Tem como reprocessar/retificar somente de 1 funcionário ?

Eu nunca fiz isso antes, não sei como fazer.

Obrigada.

Cleber Costa

Cleber Costa

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2022 | 10:22

Bom dia, 

Sim quando retifica você deve selecionar somente os funcionários com erro.
RAIS 2020 no site tem umas explicações sobre retificação.

Eu perguntaria a ela "como se reprocessa?" não tem essa opção. E retificar é para corrigir algo que está errado, se não há erro, não tem campo para retificar. Então, está acontecendo o mesmo que aqui, na verdade em todo lugar, o sistema está com deficiência e não processa de algumas pessoas,
 
Mas nos meus casos não pedem para retificar, como falei eles solicitam a RAIS (recibo e declaração)  e fazem o processo por lá para que o funcionário receba, talvez algum colega tenha passado por algo semelhante e informe aqui uma solução diferente, mas acho que retificar RAIS sem erro, por problema da Caixa desnecessário, dê atenção para não virar outro problema,

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.