x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 35.774

Preenchimento da sefip e envio

Antonio Carlos Doná

Antonio Carlos Doná

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 17:36

Olá Claudice
Você vai precisar entrar no site da CEF (https://www.caixa.gov.br) e na área de downloads, baixar os programas de da SEFIP e Concectividade Social.
Você vai precisar também, ter um certificado digital, para poder transmitir os arquivos.
Para esse certificado, você vai precisar de outro programa, que gera a chave e o Termo em 2 vias que precisam ser assinadas pelos responsáveis da empresa.
Peça maiores informações em uma agência da CEF de sua cidade, que eles informam o que você precisa para fazer tudo isso.

[]s Antonio Carlos Doná
ACD Consultoria
Claudice Cerqueira Ramos Costa

Claudice Cerqueira Ramos Costa

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 08:33

Antonio Carlos Doná

Olá Antonio eu já tenho o programa tudo instalado o certificado a conectividade o que eu estou querendo saber como importar simular enviar pela conectividade saber os passos. como por exemplo tenho dois funcionários que foram demitidos para ser sócio e retirar prolabore sei que tem que ir para as declarações e não para o recolhimento estou perdida nisso antes era a contabilidade que fazia e agora colocaram para mim sem nenhum treinamento.

Claudice C. Ramos Costa
Eva Cristina

Eva Cristina

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 16:51

Olá Claudice.
Você deve ter um sistema de folha de pagamento. Normalmente esse programa gera o arquivo pra você importar no SEFIP. Tente entrar em contado com o suporte técnico de seu sistema que eles lhe orientarão onde e como gerar esse arquivo para o SEFIP.
Qualquer coisa poste novamente neste tópico.
Boa semana.

Claudice Cerqueira Ramos Costa

Claudice Cerqueira Ramos Costa

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 17:17

Eva Cristina

Olá Eva,

gerar o arquivo na folha de pagamento eu já gerei o que eu estou precisando é saber usar o programa sefip, importar enviar pela concectividade simular e executar. gostaria de saber se vc tem um passo a passo como por exemplo: abrir a sefip importar folha etc...estou desesperada porque eu sei que é uma grande responsabilidade enviar errado e tenho que enviar para pagamento dia 07/05.

obrigada pela atenção.

Claudice C. Ramos Costa
Antonio Carlos Doná

Antonio Carlos Doná

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 17:33

Olá Claudice,
Se você já tem tudo instalado fica mais fácil.
Estou partindo de que seu programa gerou o arquivo SEFIP. RE
Vamos aos passos:
1) Abra o programa SEFIP
2) No menu Arquivo, escolha a opção importar (é a penúltima), ou o 5o botão da barra de ferramentas.
3) Vai abrir uma janela para você escolher o arquivo SEFIP.RE, que seu programa de folha gerou.
4) Depois de escolhido, o programa do SEFIP vai importar seu arquivo
5) Se tudo correu bem, vai aparecer no programa SEFIP, a aba movimento com os dados importados
6) De uma conferida no código de recolhimento e competência se está tudo ok e clique em Simular.
7) O SEFIP vai fazer uma simulação de fechamento.
8) Se não parecer nenhum erro, você pode conferir no menu Relatórios, Movimento, se a GPS e o FGTS, estão de acordo com os valores de resumo de sua folha de pagamento.
9) Se tudo estiver certo, é só clicar em executar.
10) Você precisará escolher um local para salvar o arquivo a ser transmitido (dica crie uma pasta com o nome de GFIP-AAAA-MM, onde AAAA=ano e MM mÊs, e salve esse arquivo lá dentro.
11) Agora você deve abrir o programa da Conectividade Social e transmitir o arquivo que você acabou de salvar.
12) Após a transmissão, você imprima o Protolo e salve o arquivo Selo, na pasta que você criou.
13) Pode fechar o programa Conectividade Social e voltar para o SEFIP.
14) Vá no menu Relatórios, GRF, Arquivo Selo e escolha o arquivo selo que você acabou de salvar no C.Social.
15) Imprima sua GRF e recolha em qualquer banco até o dia 7 (quando dia 7 não for dia útil, antecipar o pagamento)
16) Imprima no menu relatórios, movimentos todos itens que estiverem ativos (você pode imprimí-los em pdf e ir colocando na mesma pasta que você criou)
17) Vá em Ferramentas, Fazer Backup e salve também dentro da pasta criada.
18) Pronto, tudo concluído

Espero ter ajudado,

[]s Antonio Carlos Doná
ACD Consultoria
Claudice Cerqueira Ramos Costa

Claudice Cerqueira Ramos Costa

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 22:00

Antonio Carlos Doná

Olá Antonio, obrigado pela informação tão detalhada foi muito últil não poderia ser melhor eu só esquecir de fazer o backup fiquem tão alegre em conseguir que não lembrei agora não posso mas. Olha nem todo mundo tem a boa vontade de explicar assim. E se não for pedir demais vc poderia me orientar como enviar o caged pelo ACI ?


Um bom feriado


Grata.

Claudice C. Ramos Costa
Alexsandra Menezes Xavier

Alexsandra Menezes Xavier

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 3 junho 2010 | 17:02

Bom dia amigos do Portal!

Estou com uma dúvida uma empresa que envie GFIP sem Movimento, pode enviar somente a primeira e aultima GFIP do ano? Ex. de Janeiro/2010 e depois só em Dezembro/2010; se a condição ainda for sem movimento?

Desde já agradeço

Atenciosamente,

Alexsandra Menezes

Claudice Cerqueira Ramos Costa

Claudice Cerqueira Ramos Costa

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 9 julho 2010 | 14:54

Antonio Carlos Doná

Olá Antonio,

vc me ajudou em como enviar a sefip e muito bem explicado não tinha como eu errar e agora é a primeira vez que gero a grrf de um funcionário gostaria que também me enviasse o passo a passo se possível, eu já gerei o arquivo na folha de pagamento sei que tem que ser na conectividade social em operações com GRRF mas depois não sei qual o passo seguinte, como também informar movimentação na conexão segura e retirar a chave.


obrigada.

Claudice C. Ramos Costa
Antonio Carlos Doná

Antonio Carlos Doná

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sábado | 10 julho 2010 | 14:31

Olá Claudice

Peço a você e aos demais que lerem esse tópico, que ao fazer uma nova pergunta, por favor abram um tópico novo, assim fica mais fácil para achar respostas no sistema de busca.

Vamos lá, retirei esse manual na internet:

1) Ao entrar na GRRF Eletrônica pela primeira vez será preciso cadastrar o responsável pelo sistema ou importar da folha (só que pra importar da folha a GRRF Eletrônica já tem que estar com os índices de FGTS atualizados - neste caso só serve o cadastro do responsável);

2) Excluir todas as empresas indo em cada empresa na opção de Cadastro e digitando F9 e confirmando a exclusão clicando no SIM se não quer quiser que os dados que estão na GRRF Eletrônica e que não vem no arquivo de importação da folha sejam mantidos juntos com os dados da folha;

3) Ir no menu Arquivo / Importar Folha;

4) Informar o caminho aonde está a GRRF.RE (pode ser em um disquete (A:\GRRF.RE) ou na pasta GRRF de onde a folha está instalada (ex.: \FOLHAN\GRRF\GRRF.RE);

5) Uma vez importado será perguntando se quer pegar saldos rescisórios vindo da internet (esta questão fica por conta da empresa - o saldo que vem da folha já está inserindo dentro da GRRF - mas se o usuário quiser atualizar pra pegar saldo atualizado da CEF pode usar esta opção, lembrando que o saldo da CEF pode não estar totalmente atualizado e o usuário teria que fazer as devidas correções na GRRF no movimento - no trabalhador em questão - novo complemento (que pode ser na guia Recolhidos e não processados ou Não recolhidos ou ainda na guia Recolhidos e não individualizados). Estes detalhes de saldo terão que ser consultados na CEF)

6) Ir no movimento e marcar as empresas que vão participar do movimento (se for todas ir no nome do responsável) clicando com o botão direito do mouse e escolhendo Marcar Participação ;

7) Clicar em Simulação pra verificar valores;

8) Se os valores estiverem corretos, clicar em Fechamento para entrega da GRRF no conectividade social;

9) O usuário será perguntando se desejar entregar o arquivo GRRF.RE - se passar dessa confirmação o arquivo será mandado pela internet;

10) Aparecerá uma tela dizendo calculando GRRF / Acesso ao Conectividade Social / Enviando Informações;

11) Após o envio das informações ir em relatórios / GUIAS / Selecionar Guias de Recolhimento para Pagamento;

12) Neste momento selecionar a guia de recolhimento a ser paga e escolher a opção Imprimir (será mostrada uma tela com a guia - clique no ícone de impressora acima se tiver tudo ok);

13) De volta a tela anterior vá em Trabalhadores e marque a opção selecionar todos e depois clique no Imprimir (será mostrada uma tela com uma GRRF para cada trabalhador (não é a GUIA - é um demonstrativo) - deve ser impresso clicando no ícone de impressora logo acima;

14) Uma via do demonstrativo do trabalhador impresso no item 13 deve ser anexado junto da rescisão de contrato - Quando o funcionário for a CEF para receber o FGTS ele deve estar de posse da rescisão de contrato, da CTPS (carteira de trabalho) e de uma via do demonstrativo da GRRF ( é bom a empresa ter uma cópia deste demonstrativo em seus arquivos)

Acho que está completinho, mas se mesmo assim você não conseguir, poste onde ficou dúvida.

[]s Antonio Carlos Doná
ACD Consultoria
Claudice Cerqueira Ramos Costa

Claudice Cerqueira Ramos Costa

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 00:35

Olá Antonio,

Boa Noite

vc mencionou no 5º ítem que podemos colocar na grrf em novo complemento os valores de fgts não depositados ou individualizados, eu tenho uma funcionária que no ano de 2000 está com o mês de 03/00 e 04/2001 em aberto não sei porque para outros funcionários está correto, eu posso colocar esses meses nesse complemento? vai juntar ao valor do saldo do fgts para cálculo da multa e ao mesmo tempo vai ser somado ao saldo do fgts sem precisar eu fazer uma guia para pagar os em abertos?
eu falo porque na minha sefip só tenho os funcionários de 2006 para frente porque mudamos de programa da folha e só cadastramos os que estava ativo e se eu enviar uma sefip em branco p/ recolher o que está aberto de um funcionário de 2000 e confirmar os demais só vai confirmar de 4 funcionários já que de 2000 só existe esses os outros já não estão na folha e pode sumir o depósito de todos os outros isso é verdade? ou só vai confirmar os 4 func. e os demais continuarão com seus valores?

desde já agradeço.

Claudice C. Ramos Costa
Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 20:49

Boa noite!

Aproveitando o tópico, gostaria de pedir ajuda, pois será a primeira vez que vou enviar a Sefip. O cliente já comprou o certificado digital e já fiz o download do programa Sefip (site RFB) tb já cadastrei a empresa, mas não consegui passar disto. Ele não entrega desde 2007, como devo fazer? trata-se de empresário individual, não possui empregados e nem sistemas de folha de pagamento, não faz retiradas de pró-labore e antes deste periodo ele pagava o inss sobre 3 salários. O ramo de atividade é 47.12.100 Comércio varejista de mercadorias em geral - minimercados, mercearias. Se alguém puder ajudar no passo a passo. Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.