x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.494

DSR de professor horista variável

Sergio Morisue

Sergio Morisue

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2022 | 11:38

Olá,
Antes de questionar, gastei um bom tempo pesquisando no fórum mas encontrei respostas variadas e gostaria que alguém que tenha a mesma situação ou tenha experiência na situação pudesse me ajudar.

Tenho um professor de escola profissionalizante, que tem aulas variáveis no mês. Ex.

1 semana, 10 aulas;
2 semana, 8 aulas;
3 semana, 12 aulas;
4 semana, 6 aulas;

Em resumo, não é fixo.

Na convenção, a única cláusula que consta é: Salário Mensal = [(Vlr Salario Aula x Numero de aulas na semana) + 1/6 (deste valor como DSR)] x 4.5

No caso, não tenho, quantidade fixa de aulas na semana. Tenho valor aula, definido na CCT.

Como eu posso calcular o DSR, deste professor ?

No fórum, encontrei várias respostas:

Uma diz que posso fazer a média de aulas semanais, (10 + 8 + 12 + 6) / 4 = 9, e fazer o cálculo de DSR. Ficou confuso.

Outras respostas, dizem para fazer o cálculo como horista "comum", forma tradicional.

Muitos comentaram a súmula 351 do TST,

"O professor que recebe salário mensal à base de hora-aula tem direito ao acréscimo de 1/6 a título de repouso semanal remunerado, considerando-se para esse fim o mês de quatro semanas e meia... "

Mas dá na mesma, hora variável por semana, não dá para fazer o cálculo da DSR.

Se alguém puder ajudar, 

Ou indicar no fórum, a resposta, pois não encontrei.

Grato.

Sergio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.