x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.625

Salário família, a empresa declara que faz o pagamento, mas não recebemos.

Talita Raphael dos Santos

Talita Raphael dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar
há 2 anos Quinta-Feira | 3 março 2022 | 06:54


Bom dia! 
Faz 2 anos que meu esposo está registrado nessa empresa, temos 2 filhos pequenos. Logo no início do registro a empresa pediu a documentação das crianças para poder fazer o pagamento do salário família. No primeiro mês de pagamento meu esposo recebeu o valor equivalente a 1 dependente.
Nos meses subsequentes, não foi feito esse pagamento. No entanto, ontem meu esposo recebeu da empresa um documento, que não sei como se chama, mas tem a tabela de valores declarados recebidos durante o ano, de salário, PLR, e o salário família. Faz 1 ano e 11 meses q ele não recebe o salário família, e temos os holerites para comprovar, e ainda assim a empresa declara que faz esse pagamento mensalmente, gostaria de saber como ele deve proceder nessa situação? (PLR também não foi pago, mas nesse doc a empresa declarou q fez o pagamento)

José Egídio Matoso

José Egídio Matoso

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Técnico
há 2 anos Quinta-Feira | 3 março 2022 | 11:35

Bom dia Talita

Minha opinião: Primeiro você deveráverificar se a remuneração bruta mensal de seu marido está abaixo do
valor limite estabelecido pelo INSS para cada ano(trabalhador baixa-renda). Em 2022, o valor máximo (bruto) que o requerente do
Salário-Família pode receber para ter direito ao benefício é R$ 1.655,98. Isso significa que se seu marido recebeuacima do limite estabelecido pelo INSS não receberá o salário família.  Se o salário brutoestiver abaixo do referido limite teria que ter recebido, portanto verificar se
o benefício realmente não foi pago. (contra-cheque, envelope, cópias dos recibos
de pagamento, etc), O limite em 2021era R$ 1.503,25 no mês (incluindo salário, horas extras, férias e outros). Confirmado o não pagamento seu marido deverá solicitar explicaçãojunto ao departamento de pessoal da empresa. 

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.