x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 2.335

contador responsavel pela entrega da RAIS

GISLENE SALES

Gislene Sales

Bronze DIVISÃO 5, Chefe Recursos Humanos
há 2 anos Terça-Feira | 29 março 2022 | 15:54

Boa tarde colegas,
estou com um probleminha aqui com um ex cliente do escritório. o caso é o seguinte, o ultimo mes que prestamos serviços para a empresa em questão foi janeiro/2021.
a entrega da RAIS, ano base 2020, foi de 13/03/2021 a 30/04/2021. o outro escritorio, que assumiu a empresa em fevereiro/2021, não fez a entrega da RAIS, e tambem não solicitou que fizessemos, porque claro, que por parceria com nossa classe contabil, eu faria, sem duvidas.
a questão é que, agora os funcionarios foram em busca do abono do pis, e não tinha informação da RAIS la, e eles mandaram todos os funcionarios virem atras do antigo escritorio, e tambem alegaram que nós temos que transmitir e pagar a multa do atraso da entrega.
entendo que pra gente seria mais facil fazer a entrega, mas sempre quando chega empresas vindas de outra contabilidade, eu entendo que a responsabilidade a partir daquele momento é minha, e preencho mês a mes os meses anteriores, exatamente para fazer a entrega da RAIS e DIRF, então imaginei que como eles não pediram pra fazer a entrega, fizeram o mesmo que eu costumo fazer...
e agora, tem algum respaldo legal para eles afirmarem tanto que a culpa é do antigo escritório?

Ps: entendo que houve uma imensa falta de comunicação, porque com empresas que sairam e que chegaram sempre houve comunicação com outras contabilidades, sempre ajudamos uns aos outros. Nem certificado o escritorio anterios tinha mais, a empresa saiu 2 meses antes do prazo de entrega iniciar. Ja teve uma outra empresa que eu enviei a RAIS e outro escritorio que tinha assumido ja tinha preenchido as informações manualmente e tinha enviado, deu duplicidade, o salario dos trabalhadores dobrou e com a retificação da RAIS, receberam bem depois o abono do pis. Enfim, o escritorio anterior não sabia que a o outro escritorio atual não enviaria, e o escritorio atual não entrou em contato em nenhum momento solicitando a entrega ou o arquivo em pdf da RAIS, nada, somente agora. infelizmente os prejudicados serão os trabalhadores que receberão mais na frente. Entendo que legalmente falando, a responsabilidade contabil do escritorio anterior, finalizou em janeiro/2021 e do escritorio atual começou em fevereiro/2021, enfim, legalmente falando, de quem é a responsabilidade pela multa?

Agradeço desde ja.

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Ouro DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 2 anos Terça-Feira | 29 março 2022 | 15:59

Boa tarde Gislene
A responsabilidade no meu ponto de vista é do escritorio anterior, porque foi o escritorio anterior que processou a folha de pagamento do ano inteiro de 2020, inclusive o pagamento pelo serviço da RAIS deveria ser cobrado e pago ao escritorio anterior.
Como a RAIS é importantissimo para o trabalhador receber o abono, nesse caso faltou bom senso.

GISLENE SALES

Gislene Sales

Bronze DIVISÃO 5, Chefe Recursos Humanos
há 2 anos Terça-Feira | 29 março 2022 | 16:21

Entendo Hugo, mas é como citei, eu na minha experiencia, tanto com saida de empresas daqui, quanto entrada, sempre temos comunicação com contabilidades anteriores e futuras, e deste não houve. nem tinhamos mais o certificado digital da empresa. ja enviei muitas DIRFs e RAIS de antigos clientes, assim como outros escritorios preencheram mes a mes as informações no proprio sistema, como eu faço aqui, ja que sempre tem os arquivos de folhas de pagto, holerites, GFIP, etc.

Somente agora o outro escritorio entrou em contato pedindo que enviassemos e perguntando sobre a multa. mas legalmente falando, o antigo contador, no mes de entrega da RAIS, não era mais o contador responsavel da empresa.

Guilherme

Guilherme

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 29 março 2022 | 16:36

No meu entendimento o escritorio novo é o responsavel pois a entrega da rais nao poderia ter sido feita antes do inicio da obrigação, e quando começou o inicio da obrigação a responsabilidade de buscar as informaçoes com o antigo escritorio era do novo escritorio. Mas se foi entregue sefips e todas as informações para o novo escritorio, eles que teriam de ter transmitido.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 30 março 2022 | 08:13

Gislene,

Veja bem, teoricamente a entrega da RAIS 2021 ano base 2020 seria de responsabilidade ainda do seu escritório, por conta desse contratempo falta de informação da empresa e principalmente do escritório que estava recebendo acabou gerando essa confusão.

E de obrigação do escritório principalmente quando esta recebendo empresa ja de outros escritórios, verificar toda documentação dos últimos 5 anos de todos os setores.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 30 março 2022 | 08:33

Bom dia,
No meu ponto de vista a responsabilidade de entrega da RAIS é do escritório anterior, visto que esse foi pago para responsabilidade e entrega de todas as declarações do ano de 2020. Um bom exemplo seria a ECD onde, se houver troca de contador, sempre o anterior estará obrigado a escrituração e envio do SPED do período ao que foi responsável. 
Entendo sim que o novo escritório poderia ter entrado em contato e solicitado, porém entendo mais como um favor do que sua real obrigação.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 30 março 2022 | 09:05

Thiago,


Realmente o novo escritório deveria ter entrado em contato, isso acontece muito na minha região e trocado de escritório não e repassado todas as informações ao pé da letra ai fica com essas pendencias.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.