x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 337

Dúvidas Direitos Trabalhistas

Luiz

Luiz

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 2 anos Quarta-Feira | 30 março 2022 | 17:27

Pessoal, boa tarde! Resolvi escrever ao não encontrar respostas ou exemplos de caso exatamente igual ao meu. Fui dispensado sem justa causa e já cumpri o aviso prévio, que terminou no dia 16/03. A empresa pagou a rescisão devida dentro do prazo previsto de 10 dias após fim do contrato através de depósito bancário, e também fez o depósito da multa de 40% em minha conta do FGTS dentro do prazo.

Entretanto, algumas questões continuam pendentes:

1) Até hoje, 30/03, ainda não marcaram o exame demissional, nem liberaram minha carteira de trabalho.
2) Apesar de terem pago a multa de 40% no valor que, acredito eu, seja devido, há muitas parcelas do FGTS que não foram depositadas (nenhuma em 2022, por exemplo).

Falaram que estão esperando liberação da chave do FGTS para resolver tais questões e eu estou me sentindo prejudicado.
Gostaria de saber se as questões levantadas geram alguma multa à empresa, pois não creio ser o procedimento correto.

Agradeço a todas as respostas desde já.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 31 março 2022 | 08:19

Luiz,


O correto era ter feito todo esse procedimento dentro do prazo dos 10 dias, como eles fizeram esse calculo dos 40% do FGTS se estava faltando depósitos a fazer? um calculo meio estranho dessa empresa.


Quanto a questão da chave do FGTS quando e feito a movimentação do funcionário dentro do conectividade social ao finalizar ja e gerado a chave.

Procure a empresa novamente veja a questão do exame demissional e também sua CTPS.  

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Ouro DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 31 março 2022 | 09:04

Bom dia Luiz
O exame medico demissional já deveriam ter feito, se o resultado der como inapto não pode demitir.
A carteira de trabalho como agora tem o aplicativo carteira digital por lá consegue ver se consta como dado baixa, então já não é tão importante ter a mesma em mãos.
Em relação ao FGTS sem recolher, tem que entrar em contato e exigir que sejam feitos esses recolhimentos, caso não façam o recolhimento tem que procurar um advogado ou fiscal do trabalho e se atentar após resolvido o imbrolio da falta de recolhimento do FGTS se o valor dos 40% está correto, que provalvelmente foi feito recolhimento a menor já que faltam recolhimentos.

Luiz

Luiz

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 2 anos Terça-Feira | 5 abril 2022 | 17:42

Pessoal, boa tarde.
Continuo na mesma situação - cobrei a empresa por diversas vezes, mas o RH diz que está esperando a contabilidade enviar a chave do FGTS e não fiz sequer o exame.
Queria saber se a empresa corre risco de alguma multa por não ter cumprido com os acordos devidos.

Não quero sacar a multa do FGTS enquanto não acertarem tudo e eu ver que a conta foi feita corretamente, e, pelo que entendi, sem informações que eles precisam me enviar, não consigo pedir o seguro desemprego, procede?

Qual seria o melhor caminho no momento?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.