x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 4.803

Recolhimento INSS de uma construção

olandina borchardt

Olandina Borchardt

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Recursos Humanos
há 14 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 17:02

Boa Tarde!


Estou com a seguinte dúvida: vou começar a construir uma casa de 69,30 mt2 é unifamiliar, pessoa fisica e irei contratar pessoas fisicas como pedreiro, auxiliar de pedreiro, carpinteiro, alguém sabe me dizer se ela é isenta de INSS? tenho q fazer inscrição no CEI? se fizer a inscrição no CEI sou obrigada a recolher o INSS? e ainda tem diferença se eu empreitar a obra? e também os percentuais da GPS e GFIP que devo recolho se for o caso todos pessoa físicas.
Por favor se alguém souber me ajude, estou com muita dúvida a respeito desse assunto.


Desde já agradeço a atenção!

Olandina Borchardt


Patricia Andrade

Patricia Andrade

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 17:17

Bom Olandina eu tenho um cliente que ele se enquadra no seu problema, mas ele fez o cadastro no MEI, só que pode ter apenas um funcionário e a aliquota do INSS patronal é de 3% e do CEI é de 20% e o para o funcionário é 8% de FGTS e 8% de INSS, acho que sairia mais em conta vc se cadastrar no MEI. Mas se vc for caontratar mas de 01 pessoa já não se enquadra no MEI, mas não são isentos de INSS não, todo trabalhador de ctps assinada tem direito ao INSS e o FGTS essa categoria não é doméstico.
Espero tê-la ajudado. Aproposito já morei em Rondonia(Ariquemes)
um abraço

Olá pessoal, peço mais uma vez uma ajuda. Veja bem, tenho uma empresa que é de cursos livres em julho os alunos terão 15 dias de férias, tenho três prof. que não tem 1 ano de casa, seria correto eu dá pra eles licença remunerada? O que fazer?
Juliana Carla

Juliana Carla

Iniciante DIVISÃO 1, Analista
há 13 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 12:03

Bom dia!

Contratei um pedreiro e preciso recolher o INSS dele para enviar a Caixa Econômica pois a minha obra é financiada. Qual a melhor forma de recolher o INSS neste caso? Já fiz o cadastro CEI da obra.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.