x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 73

Desconto de IR sobre Férias em Rescisão

Edimilson Freitas

Edimilson Freitas

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 20 abril 2022 | 15:23

Olá, boa tarde. Estou com uma duvida, que me surgiu na nova empresa que comecei a trabalhar. Os descontos de IR em rescisão estão sendo cobrados de maneira "equivoca", acredito eu. Alguns cálculos de rescisão vem com o desconto correto apenas sobre o saldo de salário, quando se tem férias vencidas e proporcionais o sistema não gera o desconto, outras vezes a alíquota vem correta mas o desconto totalmente errado, até aqui sei que é questão de parametrização. Mas o que me deixa preso a dúvida é por que alguns vem certo e outras não.

Busquei me informar com a contabilidade e disseram que estão isentas as verbas de férias em rescisão. Informação essa que desconheço.


Desconto de IR sobre férias (todos proventos), quando o colaborador solicita desligamento é devido ou não?

Quando a dispensa é por parte da empresa (aviso indenizado) o desconto de IR está isento sobre essas verbas?

Já pesquisei muito mas todos artigos estão um pouco vago se é devido ou não. Algum colega poderia dar um help?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.