x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 426

Inconsistências CNIS - Dados do eSocial

Elton Antonio Morales Pereira

Elton Antonio Morales Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 21 abril 2022 | 09:35

Prezados, muito bom dia!

Estou com uma pendência, e gostaria de trazer para o grupo.
Temos um funcionário que no mês 02/2022 foi transferido, de uma CEI para outra.
No mês 03/2022, foi feito o desligamento do mesmo, já tinha solicitado a unificação de contas pelo PTC, porém ainda não tinha sido liberado, então fizemos o cálculo da multa sobre os dois saldos rescisórios, e chave de liberação.
O ex-funcionário conseguiu efetuar o saque do FGTS.

Ai começa a diversão.
Ele se dirigiu ao SINE para dar entrada no seguro desemprego, eles informaram que o primeiro vínculo dele se encontra em aberto, por isso não era possível a emissão do seguro desemprego.
Entrei em contato pessoalmente, e me informaram que consta o recolhimento do INSS apenas até o mês de Setembro/2021, e que se encontra em aberto o período do primeiro registro.

Ocorre que em Outubro, os produtores rurais pessoa física, com CAEPF, começaram a recolher o INSS pelo DCTFWeb, portanto, o evento da baixa do primeiro registro (em 01/2022) não foi enviada pelo GPS, e sim feito pelo eSocial.
O evento da "rescisão" (transferência) do empregador anterior foi enviado, porém não consta no CNIS.

Não tenho a mínima ideia de como proceder nesse caso, apenas enviei um email para o MTE e estou aguardando, sobre protestos do ex funcionário que quer seu seguro desemprego.

Alguém passou por algo semelhante?

Desde já, obrigado.

marcelo

Marcelo

Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico
há 1 ano Terça-Feira | 4 outubro 2022 | 15:38

a ideia seria fazer o sefip do período que não consta no sistema para atualizar os dados perante a caixa econômica e a caixa vai transmitir os dados para o INSS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.