x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 268

Lançamento de auxilio doença

Tifany Sampaio

Tifany Sampaio

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 29 abril 2022 | 10:23

Pessoal, bom dia!

Gostaria da ajuda de vocês.
Sou nova na área e estou com algumas dúvidas.

Estou com um funcionário que quer solicitar o auxilio doença, ele está em tratamento de embolia pulmonar e trombose venosa, a medica entregou um relatório informando que o mesmo está impossibilitado de exercer atividades laborais e solicitou avaliação da perícia médica para auxilio doença. Porém para lançamento no sistema do afastamento é solicitada uma data de retórno que não foi informada, e o funcionário está sem previsão de retorno. 

Sou nova na área e estou com algumas dúvidas.
Devo lançar no sistema o afastamento superior a 15 dias e a cada 15 dias lançar um novo afastamento? Ou o funcionário precisa trazer um atestado para cada período?
Com o INSS em greve o funcionário só conseguiu agendamento para setembro/2022. E estou sem saber como fazer esses lançamentos.

Desde já agradeço muito a ajuda!

Uélinton Azeredo

Uélinton Azeredo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Sábado | 30 abril 2022 | 09:10

Bom dia

Olha, o mais comum (e acredito que,mais correto) é você poder lançar um atestado só com a data inicial, digo isso porque tem muitos casos em que nem mesmo o médico pode dizer com certeza quanto tempo o paciente necessitará para estar apto novamente para o trabalho.

No que eu trabalhava eu lançava ele com a data inicial do afastamento e não colocava data fim, aí ele gerava um evento inicial de afastamento pro E-Social e no cartão ponto ele lançava sempre como afastamento INSS.

Quando o funcionário recebia alta, eu fazia a alteração do atestado no sistema e colocava uma data fim, ele gerava um evento de término de afastamento no E-Social e apagava os lançamentos de afastamento INSS futuros do cartão ponto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.