x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 7.932

Baixa na carteira de trabalho digital

Stephanie Neves

Stephanie Neves

Bronze DIVISÃO 3, Operador(a) Telemarketing
há 2 anos Quinta-Feira | 12 maio 2022 | 13:24

Olá pessoal, boa tarde. 
Estou com a seguinte situação. Fui admitida na empresa X em 10/03/2022 e demitida dia 19/04/2022. Contrato de experiência.
A empresa ainda não deu baixa na minha carteira de trabalho digital, e nem sequer se posiciona referente. Posso abrir uma denuncia no ministério do trabalho sobre a situação? Entendo que o prazo é 10 dias após o desligamento, correto? E a digital ainda continua em aberto. Foi assinada digitalmente tbm.

Thais Bragion

Thais Bragion

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 12 maio 2022 | 13:41

Stephanie, muito boa tarde!

Neste caso, assim como tem acontecido com muita gente, o envio da informação é feito no e-social, porém, por algum problema que nós desconhecemos, esta baixa ou alterações não estão indo para a carteira.

Como a demissão foi em 19/04 e o sistema do e-social está com problemas tem muuuuuuitos dias, sugiro que espere até o dia 20/05 (as empresas tem até dia 15/05 para envio de informações e o sistema pode estar congestionado ou sofrerá algum atualização em massa). Se após este período não aparecer a baixa, vá até a empresa e peça que eles imprimam no sistema do e-social a baixa e n° do recibo de envio e procure o Ministério do Trabalho ou ligue no 135 para que eles façam esta atualização.

Contudo, se abaixa não foi feita, ai sim, deve procurar uma orientação jurídica.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.