x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 274

MARCELO

Marcelo

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 12 maio 2022 | 15:55

Boa tarde pessoal;

Tenho uma situação aqui em que o funcionário aparece com alguns meses de FGTS em aberto (do mês de admissão até uns meses pra frente), porém conforme apurei o cliente pagou esses meses, alguém saberia me informar como procedo (se existe alguma maneira) para verificar se ele possui outro nº de conta  do FGTS ou outro nº de pis?  
*Obs; eu já solicitei um relatório de inconsistência cadastral via conectividade, porém não tem nada com divergência.

LAYO FREDERICO ALVES DA SILVA

Layo Frederico Alves da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 13 maio 2022 | 13:14

Olá

Já passei por essa situação. Há duas maneiras disso acontecer, duas inscrições ou dois PIS.  
Primeiro elimine a hipótese das duas inscrições. Verifique se o CNPJ/CEI que está no seu sistema é o mesmo das RE. Caso seja, então o problema não é nas inscrições. Agora se estiver diferente, terá que fazer o pedido de exclusão para o CNPJ/CEI errado e enviar a GFIP par o certo.
Segunda hipótese, dois PIS, bom, peça para o funcionário que está sendo desligado uma print de algum dos contratos anteriores na carteira de trabalho digital dele, lá poderá ver qual era o PIS nas contratações anteriores, confronte com que está cadastrado no seu sistema. Se estiverem divergentes, use a RDT no conectividade social para retificar o PIS, depois consulte o extrato do trabalhador para verificar se deu certo. Outras maneiras de obter o PIS:
*Consultar no site Dataprev
*Solicitar o trabalhador a ficha de cadastro no Meu INSS 
*Solicitar que ele vá na Caixa Econômica verificar se existe mais de um PIS e qual está ativo

Quem souber outras maneiras de descobrir o PIS duplicado, compartilhe aqui.

Layo Frederico, Analista Fiscal, Prisma Contábil Ltda.
(63) 3214 2065 | AV LO 09 Quadra 307 Sul LT.12
Sala 7 | [email protected] | 
Felipe Cesar Andreazza

Felipe Cesar Andreazza

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 2 anos Sexta-Feira | 13 maio 2022 | 15:03

Olá Boa tarde.

Ao consultar o extrato do colaborador no conectividade social, faça a consulta pelo campo nome do trabalhador ao invés de considerar o PIS como base da consulta.

Desta forma, serão listadas todas as contas em que há recolhimento de FGTS para este colaborador considerando o seu nome como base de consulta.

Caso haja recolhimento do FGTS em 2 PIS diferentes, oriente o colaborador a comparecer a CEF e solicitar o numero do seu PIS ativo atual.

Em posse do PIS ativo, providencie a RDT online e transfira os valores para este PIS.

Espero ter ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.