x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 33.283

Retificação SEFIP - Incluir Funcionário

Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 09:49

OI, Camila, é bem simples:

Vc deve reenviar a GFIP alocando os trabalhadores que já foram enviados anteriormente na modalidade 9 e os que não foram informados devem ir agora na modalidade BRANCO (se tiver FGTS que será recolhido) ou 1, se não for recolher FGTS.

Para evitar esses probleminhas, sempre utilize o backup que o proprio programa faz na hora da execução do fechamento. Assim você terá certeza que é o último arquivo enviado. Esse backup é salvo com extensão .bkp na pasta onde também consta uma cópia do arquivo sfp (se vc não mudou de lugar, ele grava na pasta c/arquivos de programas/caixa/arquivos) e grava com aquele nome do controle do relatorio que vc pode alterar para um nome mais 'amigável' se desejar, a fim de localizar mais fácil posteriormente.

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
Lamica Odarp

Lamica Odarp

Prata DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 10:02

Obrigada pela resposta. Só uma duvida os arquivos se sobrepões né? e na emissão de um novo arquivo irá gerar multas? na verdade eu não sei como devo reenviar se terei q abrir o mesmo arquivo o emitir um novo de acordo com sua indicação!

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 11:04

Como a colega Zenaide informou, as GEFIPs são sobrepostas, sim. Se vc enviar uma da competência 05/2010 hoje substituirá qualquer outra que vc tenha enviado anteriormente da mesma competência.

Por isso, vc deve pôr os trabalhadores que já foram enviados na modalidade 9 para que as informações enviadas anteriormente sejam confirmadas.

Porém, caso vc não tenha efetuado o pagamento da GPS e do FGTS ainda, é mais fácil reenviar a GFIP normalmente com todos os empregados na modalidade "branco" para o recolhimento.

viviane de souza ketes

Viviane de Souza Ketes

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 19:05

oi..
eu estou retificando uma sefip, que faltou um funcionário na original.
porém estou colocando os que estavam correto na modalidade 9 e a funcionária que faltou na modalidade 0. mas acontece que o fgts está saindo correto, mas o inss está aparecendo a guia com valor total, incluindo o que já foi pago...como devo proceder neste caso?

obrigada

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 21 abril 2012 | 11:52

Certo, essa evolução tecnológica não chegou no meu sistema de folha ainda! No caso citado acima da amiga Viviane, mesmo você efetuando a exportação para a SEFIP informando a confirmação das informações anteriores (automática como você citou), do mesmo modo vai gerar a GPS com valor integral (todos os funcionários da competência), pois é o modo de apuração do SEFIP; Então o procedimento após este fato deve ser efetuado conforme eu citei a cima já;

Abraço

Att

viviane

Viviane

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 22 abril 2012 | 16:54

muito obrigada pela ajuda..

mais uma dúvida..
informei o caged com 1 funcionário para o CEI do meu cliente, mas ele decidiu contratar a funcionária pelo CNPJ da empresa de sua esposa..
e agora já transmiti este Caged, como faço para retificar?
deixar o CEI dele sem nenhum funcionário e incluir está funcionária somente no CNPJ da firma?


obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.