x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 726

Seguro desemprego e afastamento do INSS

Irlene Pereira da Silva

Irlene Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Financeiro
há 2 anos Sexta-Feira | 10 junho 2022 | 12:34

Bom dia a todos ; minha irmã foi demitida no dia 29-04-2022 e recebeu a guia do seguro desemprego. No dia 25-05-2022 ela fez uma cirurgia e o médico deu atestado de 60 dias , ela preferiu dar entrada no INSS ao invés de dar entrada na guia do seguro desemprego. O inss marcou a perícia dela para o dia 20-07-2022 ,  a dúvida é o seguinte: assim que o INSS começar a pagar minha irmã, mesmo antes dela dar entrada no seguro desemprego; será descontado posteriormente   a parcela que ela receber do INSS?  segundo SINE ela pode dar entrada no seguro desemprego até dia 20-08-2022; depois dessa data perderá  o prazo; e a informou também que não poderá receber dois benefícios . Ele deu entrada nos papeis do INSS dia 26-05-22 um dia após a cirurgia ; a avaliação  que será feita se ela está recebendo dois benefício; começa a contar na entrada do atestado no INSS? dia 26-5 ? ou a partir do momento que for liberado o benefício do INSS? suponhamos que o INSS libera o benefício no dia 21-07 e ela tem até dia 20-08 para dar entrada no seguro desemprego;  esse benefício que ela recebeu antes de dar entrada do seguro desemprego não seria julgado como dois benefício porque naquele momento no sistema só constava solicitação de um benefício. Estou certa no meu entendimento? agora suponhamos que o INSS demora decidir se acatou ou não o benefício... ela poderá dar entrada no seguro desemprego e depois escolher o maior salário?  e se  os dois órgãos  ficarem depositando?  é melhor ela não sacar para evitar devolução e informar ao órgão na qual ela decidiu a não pegar o benefício ? Existe alguma lei que consegue prorrogar esse prazo do seguro desemprego? porque minha irmã operou das duas mãos e síndrome do túnel do carpo, e está impossibilitada a procurar emprego, o correto não seria primeiro ela se cuidar para depois dá entrada no seguro desemprego? no meu entendimento se uma pessoa está operada se recuperando ? como vai procurar emprego? por isso deveria ter alguma exceção .  A  orientação que ela recebeu que deverá dar entrada agora, porque não receberá dois benefícios; eu solicitei a ela para aguardar porque se proceder dessa forma, acredito que pela menos um mês ela conseguirá receberá se detectar que se trata de dois benefícios uma vez que no INSS a perícia está para o dia 20-07 e ela tem um prazo até 20-08 para dar entrada no seguro. Desde já agradeço pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.