x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 268

Marcação de Ponto eletrônico

LARISSA M FONTANA

Larissa M Fontana

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 5 julho 2022 | 10:46

Bom dia!

Estou tendo muita dificuldade com os funcionários referente a marcação de ponto eletrônico,  no começo eles esqueciam o cartão, cadastrei a digital e agora eles esquecem de bater,  fora outras questões, enfim gostaria de criar um manual do funcionário, com algumas regras básicas sobre atestados, declarações, faltas e etc...

Alguém poderia me ajudar, me dar uma base de como posso começar a fazer um?

Larissa Fontana
(11) 96952-1498 WhatsApp

Quando fico com medo, ponho minha confiança em ti. 
Salmos 56:03

Iara da Conceição Santos

Iara da Conceição Santos

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Terça-Feira | 5 julho 2022 | 11:02

Bom dia Larissa,
Comece a resenha por tópicos que achar necessário e depois vá desenvolvendo os assuntos , por exemplo:

- horário de trabalho
- marcação de ponto (como deve ser feita, o que fazer quando esquecer de marcar, tolerância para atrasos e início de hora extra...)
- se houver banco de horas, como é o funcionamento
- regra para entrega de atestados e declarações
- etc

Lembrando que para formular este manual você deverá pautar-se na Convenção Coletiva, CLT e regras internas da empresa.

LARISSA M FONTANA

Larissa M Fontana

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 5 julho 2022 | 12:03

Iara, muito obrigada pela resposta 

Vou fazer um esboço, tenho muita dificuldade de colocar em palavras o que eu sei na minha cabeça rsrsr

Tenho muito problemas com faltas, os funcionários entregam atestado depois de 2, 3 dias, e a supervisão não me ajuda muito nesse sentido, sou estudante de contabilidade (8º semestre), quero fazer um curso voltado para rh e departamento pessoal, mas no momento não disponibilizo de tempo e nem dinheiro para isso,  estou me sentindo um pouco perdida, obrigada pelas dicas. 

Larissa Fontana
(11) 96952-1498 WhatsApp

Quando fico com medo, ponho minha confiança em ti. 
Salmos 56:03

Iara da Conceição Santos

Iara da Conceição Santos

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Terça-Feira | 5 julho 2022 | 13:21

Larissa,

Vai fazendo com calma, será um aprendizado e o primeiro de muitos manuais que você poderá fazer.  O primeiro é dificil mesmo, os próximos você tira de letra.

Algumas Convenções Coletivas auxiliam bastante, como no caso de atestado, em algumas informa o prazo limite para entrega dos atestados. Neste caso você até pode citar no manual: "Conforme consta na Convenção Coletiva, cláusula XPTO, parágrafo XYX, o prazo para a apresentação do atestado médico no RH é de 48 horas após a emissão".

Boa sorte!!!

LARISSA M FONTANA

Larissa M Fontana

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 5 julho 2022 | 14:11

Iara eu posso citar uma convenção coletiva, mesmo a empresa não sendo filiada a nenhum sindicato ?

Larissa Fontana
(11) 96952-1498 WhatsApp

Quando fico com medo, ponho minha confiança em ti. 
Salmos 56:03

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.