x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.274

Retenção de INSS em nota de serviço

Tatiane Moura

Tatiane Moura

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 25 julho 2022 | 18:12

Ola tenho duas duvidas.

1º Sou uma construtora obra de empreitada parcial tenho o CNO e contratei um prestador de serviço que reteve em nota fiscal os 11% de INSS, a duvida é: Ao declarar essa nota fiscal na reinf eu informo o CNPJ do prestador ou o CNO da minha obra?

2º Sou uma construtora e contratei um prestador de serviço para a execução de uma obra por empreitada total o mesmo emitiu o CNO. O prestador que foi contratado para realizar a empreitada total fez a emissão da nota fiscal de serviço com a retenção dos 11%, a duvida é: A construtora como contratante do serviço ao declarar essa nota fiscal na reinf ela vai declarar essa retenção no CNO da obra que o prestador abriu ja que e uma obra de empreitada total ou vou declarar no CNPJ dele?

Tenho essa duvida por que em dezembro de 2021 a receita federal soltou a INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 2061, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2021.

Art. 12. A inscrição de obra de construção civil de responsabilidade de pessoa jurídica deverá ser vinculada ao estabelecimento matriz do responsável pela obra, salvo nas hipóteses de execução de obra:
I - localizada em outro estado, a qual poderá ser vinculada ao número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do estabelecimento nele localizado; e
II - sujeita ao regime especial aplicável às incorporações imobiliárias de que trata a Instrução Normativa RFB nº 1.435, de 30 de dezembro de 2013, a qual deverá ser vinculada ao número de inscrição no CNPJ da incorporação afetada.

Alguem poderia auxiliar nessa duvida?

Tatiane Moura

Tatiane Moura

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 15 junho 2023 | 22:32

Respondendo a minha própria dúvida, Qundo a obra e de empreitada total vc vai informar que é empreitada total e informar o CNPJ e o cno do prestador de serviço. Com relação a instrução normativa da receita federal e válido somente para obra de empreitada total, quando a obra e própria permanece a lotação de obra própria. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.