x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 322

Empresário Individual | Pró-Labore / Distribuição de Lucros

Renato da Silva Maldonado

Renato da Silva Maldonado

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sábado | 20 agosto 2022 | 16:05

Prezados colegas. Preciso de uma grande ajuda, por favor ...

Tenho um CNPJ como EI sem movimento. O Regime é Simples Nacional. O CNAE é para contabilidade, porém vou incluir para desenvolvimento de software. Ou seja, vou emitir NF como desenvolvedor de software ou algo relacionado.

A minha questão é quanto ao pró-labore e distribuição de lucros. Como devo proceder neste caso? Vou receber um X por mês e como é serviço prestado, praticamente não terei que deduzir nada para contabilizar as despesas / custos. Sendo assim, devo considerar todo o faturamento como pró-labore ou todo como distribuição de lucros ou tenho que considerar os dois? Como fazer isso?

Obrigado!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Sábado | 20 agosto 2022 | 17:51

Renato,
Fixe um pró-labore de, pelo menos, 1 (um) salário-mínimo mensal. Apurado o resultado do mês, você poderá distribuir o lucro líquido, devidamente demonstrado na escrituração contábil.
Consulte o CRC da sua jurisdição, se é permita a atividade mencionada, juntamente com a de contabilidade. Eu creio que não seja, pois já tive caso semelhante.
Cogite, na alteração, transformar o EI em LTDA, já que é permitida com apenas um sócio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.