x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 264

O que fazer após o término do contrato de experiência?

GEODENILSON

Geodenilson

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 26 agosto 2022 | 14:28

Olá, estou com um cliente que contratou por 90 dias uma colaboradora em maio/2022. Findo o prazo em 20 de agosto, resolveu admiti-la indeterminadamente. Minha dúvida é como eu faço essa admissão na prática, coloco uma nova data em 21 de agosto? Ou deixo a data de maio? 

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 26 agosto 2022 | 14:38

Geodenilson, boa tarde.

Você não faz nada. Um contrato por prazo determinado, que é o caso do contrato de experiência, que permanece ativo após o fim do prazo estipulado, torna-se, automaticamente, por prazo indeterminado.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 30 agosto 2022 | 08:17

Bom dia colegas.

Que bom ter ajudado. A proposito, a base legal para essa situação é o Art. 451 da CLT.

Sugiro também a leitura deste breve artigo sobre o tema:

http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/situacoes_contratoexperiencia.htm#:~:text=Guia%20Trabalhista&text=A%20dura%C3%A7%C3%A3o%20do%20Contrato%20de,considerado%20contrato%20por%20prazo%20indeterminado.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.