x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 209

IR descontado por erro em folha

Aline Pereira

Aline Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 1 ano Domingo | 11 setembro 2022 | 12:01

Prezados(as)
Como o RH da minha empresa não está sabendo lidar com a situação, solicito esclarecimentos para entender a situação. 
Em dezembro/21 identifiquei erro na folha de pagamento, 8mil a mais (hora extra), o que gerou mais desconto de IR. A resposta do RH em fevereiro/2022 foi de que devolveria o valor, o que já sabia, tanto que fui eu que comuniquei o erro logo que recebi a folha. 
Não comentaram nada sobre o IR, questionei e solicitei um demostrativo da folha dez/21 de forma correta para verificar quanto a mais foi descontado de IR e verificar tudo que foi creditado e debitado de forma errada.
Não recebi retorno sobre a folha correta e informaram que quando fizer a declaração do IR receberei o valor. 
Mas como o erro ocorreu em 2021, já fiz minha declaração deste ano. Como isso será informado na declaração de 2023 ref 2022, já que a devolução ocorreu em 2022 e o desconto do IR em dez/2021? Quais procedimentos a empresa deve adotar?
Agradeço. 

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 12 setembro 2022 | 09:33

O erro foi na sua folha de pagamento? Pois só assim você pode receber o valor na sua declaração.
Caso tenha sido isso você pode retificar, pedir um extrato de rendimentos atualizado e atestar, confirmar com seu RH que a DIRF foi entregue corretamente.

Mas pelo que eu entendi isso foi na folha dos funcionários certo? 

Provavelmente essas folha foram corrigidas  e o DARF de IR que foi pago a mais pode ser compensado (pagar outros impostos) ou pode ser solicitado a restituição.

Aline Pereira

Aline Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 12 setembro 2022 | 18:44

Olá Adelita, o erro foi em minha folha sim. Não entendi muito bem, como a devolução ocorreu em 2022 é na próxima declaração que recebo?? Mas o erro na folha foi em dezembro/2021.
Vamos ver, vou esperar e ver se restituo, caso não consiga terei que tomar outras providências, pois o valor é bem significativo.
Agradeço.

Rodimar Graf

Rodimar Graf

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 1 ano Terça-Feira | 13 setembro 2022 | 09:14

Bom dia!
Se a sua de Folha 12-2021 foi paga em 01-2022, esses valores vão constar no seu Informe de Rendimentos de 2022 para declarar em 2023, pois obedece o regime de caixa para apurar o IR.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.